Efeitos do climatério e o aumento do risco cardiovascular nesse período

O aumento na incidência de doenças cardiovasculares em mulheres durante o período do climatério está relacionado às modificações hormonais e ao aumento nos fatores de risco cardiovascular conhecidos como os níveis de colesterol, maior incidência de obesidade, dentre outros.

Para entender mais sobre o assunto, separamos informações importantes sobre os efeitos do climatério e como ele está relacionado ao aumento do risco cardiovascular durante esse período. Confira.

É correto chamar o climatério de menopausa?

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) a menopausa é a última menstruação na vida de uma mulher, definida após 12 meses de ausência das menstruações. E o climatério é definido como o período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. 

A média de idade de ocorrência da menopausa é de 51 anos. Em algumas mulheres pode ocorrer muitos anos antes. Quando abaixo dos 40 anos, é conhecida como menopausa precoce, também considerada um fator de risco cardiovascular.

Com o aumento da expectativa de vida feminina para os 80 anos, estima-se que mais de um terço da vida da mulher será vivido durante a fase de transição e após a menopausa. Nesse período, os sinais e sintomas decorrentes da redução nos níveis de estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários, repercutem na qualidade de vida das mulheres, além de ter maior risco de doenças relacionadas ao envelhecimento natural da mulher, como osteoporose e doenças do coração. 

Quais os efeitos do climatério relacionados à idade da mulher?

 

A transição da menopausa ocorre antes do último período menstrual e está associada a ciclos irregulares, instabilidade hormonal e sintomas característicos como fogachos ou “ondas de calor”, sudorese, ressecamento vaginal, alterações do sono, irritabilidade,dentre outros.

Além disso, ocorre tipicamente em uma fase referente a mudanças sociais. A presença de sintomas do ciclo de vida da mulher em que as mudanças biológicas como interrupção do sono, flutuações do humor e diminuição do desejo sexual podem exacerbar os desafios desse período.

Devido ao complexo nível de interações hormonais, psicológicas e sociais, as explicações para esses sintomas podem ser multifatoriais. Assim, cabe investigar com atenção os sintomas, além de uma grande oportunidade de avaliar a condição de saúde de uma forma geral, com objetivo de reduzir os problemas de saúde que surgem nessa fase da vida das mulheres.

O climatério aumenta o risco cardiovascular?

O risco para doenças do coração se eleva significativamente após a menopausa. Entre os prováveis motivos para a elevação da incidência das doenças cardiovasculares, as alterações no colesterol e suas frações merecem especial atenção. 

Outro importante aspecto a ser discutido refere-se ao aumento do acúmulo de gordura abdominal observado nessas mulheres durante a transição menopausal. Isso acarreta uma maior dificuldade no controle da glicose e do hormônio insulina, também conhecido como resistência insulínica. Assim, nessa fase observa-se maior predisposição à resistência à insulina.

Você pôde observar que a elevação no número de doenças cardiovasculares em mulheres no climatério está relacionada às alterações hormonais, frações do colesterol e no metabolismo da glicose. Portanto, é importante buscar acompanhamento médico para conhecer os riscos e iniciar a prevenção dos principais fatores de risco relacionados e discutidos acima.

Gostou deste post? Então, confira também dicas para uma boa saúde sexual na terceira idade!