Os impactos da dengue na gestação

Médica esclarece as cinco principais dúvidas sobre a dengue durante a gestação.

O aumento do registro de casos da doença em Minas Gerais acende um alerta para as gestantes. O Estado, que já decretou situação de emergência, ocupa a segunda posição no ranking de número de casos por 100 mil habitantes, com aproximadamente 530 mil casos prováveis.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com a médica Larissa Volpini, membro da diretoria da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), as gestantes devem tomar muito cuidado com as arboviroses. Não somente com a dengue, mas zica e chikungunya.

“As gestantes são grupo de risco para o desenvolvimento de complicações de doenças infecciosas e ainda existe a possibilidade da transmissão vertical – da mãe para o feto. Apesar da doença ter uma taxa de letalidade baixa, cerca de 1% das pessoas infectadas, nas gestantes o risco de evoluir para a forma grave aumenta até cinco vezes”.

Ainda segundo a médica, com o surgimento dos primeiros sintomas, a gestante deve procurar imediatamente um atendimento médico. O quadro de suspeita de dengue se dá com a presença de febre alta de início súbito, que pode estar acompanhada de outros sintomas. Dores no corpo, na cabeça e atrás dos olhos são muito frequentes, além dos sintomas gastrointestinais e manchas vermelhas pelo corpo.

“O acompanhamento da gestante precisa ser diário, com realização de hemograma seriado, pelo menos até 48 horas após o término da febre, momento crítico para possíveis complicações. O tratamento é feito com alívio dos sintomas e hidratação abundante desde o início! A atitude que mais salva vidas, na dengue, é a hidratação e ela precisa ser vigorosa”.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

As gestantes podem usar repelente? Qual o mais indicado?

As gestantes podem e devem usar o repelente! É recomendado, preferencialmente, os repelentes à base de icaridina, porque eles foram desenvolvidos para combater o mosquito Aedes Aegypti e o intervalo do uso é maior. Vale lembrar que é necessário passar o repelente nas partes do corpo expostas ao mosquito e por cima da roupa.

O que fazer ao identificar os primeiros sintomas?

A gestante deve procurar a unidade de saúde imediatamente e reforçar a hidratação.

 A dengue coloca em risco a gestação? Por quê?

No início da gravidez, a febre um pouco mais alta pode estar relacionada a aborto e alterações fisiológicas da gravidez. A desidratação também é outro fator de risco. No terceiro trimestre, a dengue apresenta mais risco de evoluir para forma grave da doença, quando também aumenta o risco de ocorrência de intercorrências obstétricas como sangramento de origem obstétrica, pré-eclâmpsia e restrição de crescimento, por exemplo.

É possível transmitir dengue para o bebê? Como isso ocorre?

Acontece pela placenta, durante a gravidez. O risco é maior quando a gestante contrai a doença de sete a dez dias antes do parto. Com os sintomas surgindo até dez horas após o parto, essa doença pode ter sido transmitida para o bebê e, possivelmente, a mãe não teve tempo para transmitir anticorpos para o filho. Dessa forma, ele nasce infectado e desprotegido.

Gestantes podem tomar vacina contra a dengue?

Não é recomendada a vacinação contra a dengue para esse grupo. Por ser uma vacina de vírus vivo atenuado e as gestantes apresentarem imunossupressão pela gravidez, não é recomendado o procedimento. Diante disso, é muito importante eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito e usar repelentes.