Dicas para uma boa saúde sexual na terceira idade, incluindo opções de tratamento para a disfunção erétil e a secura vaginal
Na terceira idade, devido o envelhecimento, muitas mudanças no organismo acontecem. Assim, é comum que existam dúvidas e receios sobre o assunto. No entanto, para ter saúde sexual na terceira idade é importante discutir sobre isso, deixando de lado tabus. A seguir, veja o que muda na vida sexual após os 60 anos, quais os benefícios do sexo nessa fase da vida, e como ter saúde sexual na terceira idade!
O que muda na vida sexual na terceira idade?
Na terceira idade, a mudança mais marcante na vida da mulher ocorre no climatério, fase anterior a menopausa e que se estende por alguns anos, e prolonga-se com a menopausa. Dessa forma, estão presentes algumas consequências físicas e emocionais em relação à saúde sexual na terceira idade. Nessa fase da vida, a mulher pode desenvolver:
- maior tendência a infecções urinárias e vaginal;
- doenças cardiovasculares;
- incontinência urinária;
- dor durante o coito;
- flacidez perineal;
- secura vaginal;
- osteoporose.
Além disso, outras condições mais suscetíveis na terceira idade são mudanças de humor e depressão. Essas também podem estar relacionadas ao desinteresse sexual, a atrapalhando a vida sexual da mulher.
Já para os homens, a terceira idade é um período marcado pela diminuição de níveis de testosterona no organismo. Além de outras complicações, essa queda afeta a vida sexual do paciente.
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. A diminuição desse hormônio pode causar a ejaculação retrógrada, diminuir a libido e capacidade de resposta sexual, e a capacidade de manter uma ereção.
Da mesma forma, medicamentos contra a hipertensão podem afetar a saúde sexual na terceira idade bem como outras doenças, estresse e mudanças em saúde mental e emocional.
Quais os benefícios do sexo nessa fase da vida?
Uma vida sexual ativa na terceira idade traz diversos benefícios, contribuindo para o autocuidado, autoestima, criatividade e autonomia. Além disso, o sexo na terceira idade também ajuda a equilibrar o sistema neuroendócrino, melhorando a qualidade de vida.
Isso ocorre devido o exercício cardiovascular proporcionado pela vida sexual. Pesquisas sugerem que, quando praticado regularmente, o sexo ajuda a prevenir doenças do coração e minimizar sintomas da menopausa.
Como ter saúde sexual na terceira idade?
Vimos que o envelhecimento natural diminui a produção de hormônios no organismo, fato que leva ao ressecamento da pele e aumento de problemas cardiovasculares. Esses problemas podem impactar diretamente a sexualidade, afetando a função erétil e a lubrificação natural da vagina.
Além de reduzir a libido, também podem estar presentes dores e desconfortos durante o sexo. Por isso, algumas dicas podem ajudar a melhorar a saúde sexual na terceira idade. Em primeiro lugar, é preciso deixar de lado os preconceitos etários.
Assim, para aliviar os problemas relacionados a secura vaginal natural, a mulher pode adotar o uso de lubrificantes vaginais e hormônios por via vaginal. Dessa forma, é possível evitar o desconforto e as dores durante o sexo, melhorando o prazer e a libido.
Já para homens, a disfunção erétil é uma condição que pode ser tratada com as medicações apropriadas e, em alguns casos, prevenida. Portanto, após buscar ajuda médica, é possível adotar também mudanças que contribuem para diminuir o problema. Entre elas:
- diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- ter uma alimentação saudável;
- praticar atividades físicas;
- abandonar o tabagismo;
- perder e peso.
Também é importante lembrar que para manter a saúde sexual na terceira idade, o uso do preservativo é fundamental. Afinal, é o único método que evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre homens e mulheres.
Neste post você pôde conhecer algumas dicas para ter uma boa saúde sexual na terceira idade. Além disso, conferiu a importância de manter uma vida sexual ativa durante essa fase da vida. Basta seguir alguns cuidados para melhorar a experiência e restaurar o prazer também nessa idade.
Gostou destas informações? Então, siga nossas redes sociais para ter mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!