Primeira menstruação? Quando ir ao ginecologista?

quando-ir-ginecologista-

Quando ir ao ginecologista pela primeira vez? É preciso esperar pela primeira menstruação? Essa é uma dúvida muito comum entre mães e responsáveis. Afinal, a consulta com um (a) profissional ginecologista  pode sanar dúvidas e acompanhar a saúde reprodutiva da adolescente que, logo, vai iniciar sua vida sexual. 

No entanto, essa é a fase ideal para isso? Existe uma idade mínima? Para saber quando ir ao ginecologista e entender a importância da especialista na vida da mulher, continue a leitura conosco!

Somente após a primeira menstruação é indicado ir ao ginecologista?

Saber quando ir ao ginecologista pode ser um desafio para muitas mães. Isso porque a sociedade acaba nos condicionando a acreditar que esse profissional só deve estar presente na vida da mulher após a primeira menstruação. 

Contudo, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a primeira consulta com um ginecologista deve ser aos 10 anos de idade. 

Primeira menstruação e relação de confiança com o (a) ginecologista

Isso porque, nessa idade, é mais fácil que a menina e o (a) ginecologista desenvolvam uma relação de confiança, sem grandes constrangimentos, como pode ocorrer durante a adolescência.

Saber quando ir ao ginecologista pela primeira vez permite que a mulher crie desde cedo um forte vínculo com o profissional, deixando-a mais à vontade para expressar suas angústias e tirar dúvidas em um lugar seguro.

Qual a importância de ir ao ginecologista em diferentes fases da vida?

Saber quando ir ao ginecologista também contribui para que a mulher mantenha a rotina de cuidados com a sua saúde. Assim, é possível ter bem-estar e qualidade de vida em todas as fases de vida, com orientações relacionadas à menstruação, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), prevenção à gestação, planejamento familiar e o envelhecimento natural, além da prevenção de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino.

Quando ir ao ginecologista em diferentes fases da vida?

Esse especialista que acompanha a mulher em suas diferentes fases da vida, tratando de variados assuntos relacionados à saúde feminina. 

Por isso, é necessário saber quando ir ao ginecologista em todas as etapas, não só a primeira consulta. Confira.

Puberdade

Vimos que a melhor época para iniciar as visitas ao ginecologista é antes da primeira menstruação. Desse modo, a menina pode entender as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo devido às alterações hormonais, além de tirar todas as dúvidas sobre o ciclo menstrual, quando ocorrer a menarca. Isso costuma ser entre os 10 e 12 anos. 

Adolescência

Na adolescência, é importante que a menina vá ao ginecologista para receber orientações sobre contraceptivos e DSTs, visto que nessa fase geralmente se inicia a vida sexual. Além disso, é importante iniciar o acompanhamento para detecção precoce do câncer de colo de útero e outras infecções, por meio do exame de Papanicolau.

Adulta

Na vida adulta, a mulher deve manter a rotina anual de consultas no ginecologista para checkups, realizando o Papanicolau, mamografia e ultrassom para avaliar a região pélvica e vaginal, quando houver suspeita de alterações como a endometriose, por exemplo.

Além disso, as visitas também podem ser realizadas para tirar dúvidas sobre gestação, assim como o acompanhamento da gravidez, desenvolvimento da criança e condições de saúde da gestante.

Ainda na fase adulta, a mulher deve realizar visitas para acompanhar a fase que antecede a menopausa, avaliando as melhores formas de amenizar os sintomas que podem estar presentes a partir dos 40 anos.

Terceira idade

É na terceira idade que a mulher finaliza seu ciclo menstrual. Por esse motivo, saber quando ir ao ginecologista nessa fase é mais importante do que nunca. Exames de rotina, como a densitometria óssea, avaliação da função cardiovascular e rastreamento de câncer devem ser feitos periodicamente. 

O tratamento para amenizar o desconforto da menopausa também pode ser realizado. Além disso, nessa faixa etária, também é importante receber orientações sobre a vida sexual, visto que, sem a preocupação com uma gestação, a mulher acaba ignorando o uso de métodos contraceptivos, fundamentais para prevenir DSTs.

Qual a importância do profissional ginecologista ao longo da vida da mulher?

As consultas periódicas com um ginecologista devem ser realizadas para garantir que a saúde física e mental da mulher esteja em dia. Com esse acompanhamento, é possível viver uma vida livre de dúvidas, tabus, dores e desconfortos, mantendo uma vida sexual segura e ativa.

Você pôde conferir quando ir ao ginecologista e a importância de começar as visitas a este profissional desde cedo, criando um vínculo que possa oferecer confiança, acolhimento e abertura para que a mulher possa ter qualidade de vida e bem-estar.

Gostou deste conteúdo? Então, confira também 10 dicas de prevenção para mulheres na maturidade!