Covid-19 | 10 dicas de prevenção para mulheres na maturidade

O coronavirus Covid-19 ainda é novo, mas é fato que pessoas acima de 60 anos são um grupo de risco. As mulheres nessa faixa etária, portanto, são foco de atenção em relação aos cuidados especiais contra o contágio, bem como tratamento, quando necessário.

Neste contexto, compartilhamos abaixo as 10 principais dicas de prevenção com foco nas mulheres na fase da maturidade. A lista foi especialmente elencada pela presidente do Comitê de Climatério da Associação de Ginecologistas e Obstetras de MG, Dra. Ana Lúcia Ribeiro Valadares.

Fique atenta!

  1. Respeite as medidas de confinamento. Isso é absolutamente necessário na luta contra o vírus. Esse isolamento poderá, potencialmente, durar mais tempo para o grupo de maior risco.
  2. Mantenha cuidados comportamentais e higiênicos básicos para evitar contaminação. Entre eles, são obrigatórios evitar contato físico, manter distância de 1,5 m em filas imprecindíveis e higienização constante das mãos.
  3. Cancele consultas médicas não essenciais. Recomenda-se que, durante o período de confinamento, se cancelem as consultas, principalmente as de rotina. Pacientes com problemas que requerem acompanhamento regular podem usar sessões de telemedicina, se disponíveis. Isso geralmente poderá preencher a lacuna de manter as condições de saúde sob controle. Este será o caso de pacientes com demência, doença de Parkinson, problemas cardíacos e diabete, entre outros.
  4. Imunize-se contra gripe e pneumonia. Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o Covid-19, a imunização para gripe e pneumonia bacteriana é fundamental. Pode diminuir o aparecimento dessas doenças e a consequente sobrecarga do sistema de saúde.
  5. Mantenha terapia hormonal da menopausa (THM). Ressalta-se que, pacientes em uso de terapia hormonal da menopausa, não devem interromper o procedimento. O tratamento é frequentemente fundamental para controlar sintomas de menopausa muitas vezes difíceis. Isso é particularmente relevante na atual crise, devido ao estresse adicional que grande parte das mulheres pode estar vivenciando.
  6. Reforce condutas na asma. A asma não parece ser um fator de risco importante para a aquisição de Covid-19. No entanto, se mal controlada, pode levar a um curso mais complicado da doença para mulheres com Covid-19. No tratamento, a inalação de medicamentos pode melhorar a eficácia.
  7. Mantenha vida saudável. Embora o distanciamento social possa afetar as rotinas de vida, deve-se enfatizar a importância de manter bons hábitos, incluindo sono suficiente, alimentação saudável e exercícios. Sem dúvida, o exercício físico pode ser benéfico no combate aos efeitos do coronavírus. Pode ajudar a aumentar as funções imunológicas do corpo, diminuir a inflamação e ter benefícios mentais e emocionais. Existem vários programas de atividade física na internet que podem ser feitos dentro de casa como yoga, alongamentos e dança. A bicicleta e corrida estacionária também são uma opção. No entanto, os limites de cada pessoa têm de ser respeitados. A alimentação deve ser rica em frutas, verduras e carnes brancas. Evitar frituras e doces.
  8. Reforce rotinas. É fundamental. Os hobbies de absorção mental, como artesanato, jardinagem e/ou leitura, são uma estratégia, consagrada pelo tempo, para lidar com o auto-isolamento. Afinal, de acordo com a psicologia da sobrevivência, executar ações gerenciáveis e dirigidas com um objetivo é crucial na crise.
  9. Conectar-se com amigos e entes queridos por meio de bate-papo por vídeo, telefonemas, mensagens de texto e/ou e-mail. Isso ajuda a sentir a força das conexões mesmo de longe.
  10. Procure somente fontes de informações médicas confiáveis evitando, assim, desgastes com falsas notícias.