Dicas para uma gravidez saudável, incluindo a importância do pré-natal e do acompanhamento médico regular

No período gestacional, a mulher sofre diversas transformações físicas e emocionais. Por esse motivo, alguns cuidados devem ser colocados em prática para se ter uma gravidez saudável e garantir a saúde da mãe e do bebê.

Entre esses cuidados, o principal e indispensável é o pré-natal. Neste texto, você entenderá a importância desse acompanhamento médico e algumas dicas para viver a gestação com qualidade de vida e bem-estar.

Dicas para uma gravidez saudável

O organismo da gestante sofre alterações que iniciam na fecundação e se estendem por todo o período gestacional. Essas alterações podem ser metabólicas, anatômicas, fisiológicas e bioquímicas, manifestando-se em diferentes órgãos. 

Dessa maneira, a mulher deve seguir alguns cuidados para manter uma gravidez saudável, evitando complicações para si e também na saúde do feto. Acompanhe esses cuidados em forma de dicas, a seguir.

Pré-natal

Instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria/GM 569, de 1º de junho de 2000, o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento contribui na redução da morbimortalidade materna e perinatal.

A assistência pré-natal deve ser iniciada o mais precoce possível, de forma a identificar e prevenir intercorrências clínicas, cirúrgicas e obstétricas que possam causar agravamento no estado de saúde da mulher e do bebê. 

Alimentação

Durante a gestação, ocorre o aumento das necessidades de vitaminas e minerais, essenciais para o desenvolvimento e crescimento do feto. Assim, para uma gravidez saudável, a mulher deve consumir alimentos variados, melhorando a obtenção dessas substâncias. 

A suplementação de ácido fólico / metilfolato deve ser realizada em todas as gestantes. Também pode ser necessário o uso de ferro, vitamina D ou suplementos polivitamínicos. Contudo, o uso deve ser feito conforme orientação médica, após avaliação durante as consultas do pré-natal.

Exercícios físicos

A atividade física é outra dica para ter uma gravidez saudável. O exercício melhora a condição cardiovascular da gestante, previne a lombalgia, ganho de peso e diminui sintomas da depressão.

Além disso, em mulheres com Diabetes Mellitus Gestacional, a atividade física diminui a necessidade de insulina. Desse modo, para gestantes previamente sedentárias, recomenda-se a prática de exercícios de intensidade leve a moderada

Já mulheres praticantes, é possível adotar atividades de intensidade moderada a alta. Caso a gestante apresente comorbidades associadas, caberá ao médico avaliar o contexto para liberar a prática de exercícios adequada.

Hábitos nocivos

A dica relacionada aos hábitos nocivos é evitar o uso. O tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias afetam não só a saúde da gestante, como também do feto. Contudo, outros hábitos que não parecem tão nocivos também sejam ponderados, como a cafeína. O indicado é que o consumo diário de cafeína seja inferior à 200mg/dia.

Vacinas

Uma gravidez saudável exige que a mulher esteja com a proteção contra o tétano, hepatite B, febre amarela, influenza e outras doenças em dia. Confira o esquema vacinal desses imunizantes na gestação.

Tétano

Quando a gestante está previamente vacinada com 3 doses da vacina contendo o toxoide tetânico, é preciso receber nova dose da tríplice bacteriana acelular (dTpa, contra coqueluche, difteria e tétano) ou dupla bacteriana (dT). 

Se por alguma razão a gestante não receber o reforço durante a gestação, ele deverá ocorrer no puerpério, com a dTpa.

Quando a grávida está com a vacinação contra tétano incompleta, ou seja quem não recebeu 3 doses anteriormente, o indicado é receber uma dose de dTpa e uma de dT com intervalo de 2 meses. Do mesmo modo, para gestantes nas quais a vacinação é desconhecida, será feita uma dose de dTpa e uma de dT com intervalo de 2 meses. 

Hepatite B

Caso a vacina contra a hepatite B não conste no histórico vacinal da gestante, o imunizante deve ser aplicado durante a gravidez. Assim, deverão ser feitas três doses no esquema 0-1-6 meses.

Febre amarela

A vacina da febre amarela é contra-indicada durante a gestação. Entretanto, o uso pode ser liberado após avaliação do risco-benefício da vacinação, considerando fatores como a ausência de vacinação prévia em mulheres que residem em áreas de grande risco. Além disso, gestantes que precisam deslocar-se para a área de risco para febre amarela.

Para mulheres que viajam para regiões com exigência do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), se não houver risco para a febre amarela no local de destino, a vacina deve ser contra-indicada.

Influenza

O Programa Nacional de Imunizações preconiza oferecer a vacina contra a influenza a toda gestante durante os meses de sazonalidade do vírus.

A importância do pré-natal e acompanhamento médico durante a gestação

O acompanhamento pré-natal é a principal forma de garantir uma gravidez saudável. A assistência tem papel fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias que comprometam a saúde da mãe e do feto. Desse modo, reduz os riscos e contribui para o desenvolvimento saudável do bebê. 

O que esperar do acompanhamento pré-natal

Durante o acompanhamento pré-natal, o médico e a equipe de saúde serão responsáveis pela adoção de ações visando assegurar a integridade física e emocional da gestante, garantindo que o feto tenha um desenvolvimento e nascimento saudáveis. Assim, será parte do acompanhamento pré-natal:

  • diagnóstico e confirmação da gestação;
  • diagnóstico, confirmação e tratamento de doenças maternas preexistentes;
  • orientação da gestante em relação a hábitos de vida, dieta, atividade física;
  • amparo social e psicológico da gestante;
  • orientação quanto ao parto e amamentação;
  • diagnóstico e tratamento de intercorrências;
  • adoção de medidas preventivas recomendadas.

A gravidez saudável só pode ser garantida com o acompanhamento pré-natal adequado. Dessa forma, a gestante e o bebê recebem atenção continuada, evitando danos à saúde e contribuindo para o desenvolvimento saudável até o parto.

Este conteúdo foi interessante? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Referências: 

Manual Sogimig 

Capítulo 72 – Assistência Pré-Natal

Capítulo 71 – Alterações Fisiológicas da Gravidez