Estou grávida: quando preciso ir ao ginecologista?

estou-gravida

Estou grávida. E agora? Esse é o primeiro questionamento que as mulheres fazem ao se depararem  com uma gestação. Afinal, descobrir que vai ser mãe  traz um turbilhão de emoções, sentimentos e também dúvidas. Por isso, separamos, no conteúdo de hoje, dicas sobre os  primeiros cuidados que você deve ter ao descobrir que vai ser mãe. Confira!

Estou grávida: quais os cuidados preciso tomar?

Ao descobrir a gravidez, a primeira coisa a se fazer é agendar uma consulta com seu ginecologista para iniciar o acompanhamento pré-natal. Se você ainda não tiver um médico de confiança, peça referências para amigas e familiares. 

Afinal, é muito importante criar uma relação de confiança e segurança com o profissional, nesse momento. O ginecologista obstetra vai acompanhar todo o período gestacional  e será sua referência para esclarecer dúvidas e orientações sobre sua saúde e de seu bebê.

Quando devo ir ao ginecologista?

Antes mesmo de pensar “estou grávida!”, você deve iniciar as suas consultas com o ginecologista. Ele poderá responder seus questionamentos sobre uma futura gestação, avaliar doenças prévias ou condições que possam oferecer risco a uma gestação.

Além disso, assim que descobrir a gravidez, é importante marcar uma consulta com seu médico, iniciando o pré-natal. A primeira consulta é a mais importante. É nela que o médico vai analisar seu histórico de saúde e solicitar exames. 

O profissional também vai explicar a importância do acompanhamento pré-natal e as avaliações realizadas em cada consulta, como exame físico, ausculta dos batimentos cardíacos do bebê, monitoramento da pressão arterial, pesagem, acompanhamento de queixas e aconselhamentos.

Preciso tomar alguma vitamina?

Sim, toda grávida recebe recomendações para tomar substâncias que vão garantir a nutrição do bebê. Entre elas, o ácido fólico, responsável por desenvolver o tubo neural na criança, vitaminas do complexo B e cálcio, fundamentais para o crescimento.

É importante lembrar que nenhuma dessas vitaminas deve ser tomada por conta própria. É preciso seguir as indicações do ginecologista e, somente após a prescrição, iniciar o uso dessas substâncias.

Quais exames preciso fazer ao descobrir que estou grávida?

Na primeira consulta de pré-natal, o médico solicita uma bateria de exames de sangue e urina, para avaliar a saúde da mulher e identificar possíveis riscos que podem atrapalhar a boa evolução da gestação, exigindo um acompanhamento rigoroso.

Entre os principais exames que deverão ser feitos, estão:

  • hemograma completo com contagem de plaquetas;
  • exame de glicemia;
  • testes sorológicos para HIV, sífilis, toxoplasmose, CMV, rubéola e hepatites (B e C);
  • teste de tipo sanguíneo e fator RH;
  • Coombs indireto para mulheres RH negativo;
  • exames de urina.

Quando devo fazer a primeira ultrassonografia?

Além dos exames laboratoriais, você também deverá realizar a primeira ultrassonografia do pré-natal. Ela deve ser solicitada entre a 6ª e 8ª semana de gestação e é um dos exames mais importantes.

Isso porque, o primeiro ultrassom vai identificar os batimentos cardíacos do embrião, a presença do saco gestacional (que protege o bebê no útero), confirmar a idade gestacional e estimar a provável data do parto.

Esse exame também é essencial para avaliar possíveis complicações, como o embrião implantado fora do útero (gravidez ectópica), além de detectar uma gestação de gêmeos ou mais bebês. 

A segunda ultrassonografia deve ser realizada entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Nesse período, é realizada a avaliação do desenvolvimento do bebê e o teste de translucência nucal, em que se mede o espaço da nuca e do osso do nariz.

As alterações  apresentadas nessas duas medidas, como a ausência do osso nasal e excesso de líquido na nuca, podem indicar alterações significativas em cromossomos, como alguma malformação ou síndrome genética, entre elas, a síndrome de Down e síndrome de Edwards.

De quanto em quanto tempo preciso ir ao ginecologista?

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), são preconizadas atualmente 6 consultas de pré-natal ao longo do período gestacional. No entanto, o ideal é que a mulher tenha consultas mensais até o sétimo mês de gravidez. 

Ao entrar no sétimo mês, é importante que os encontros com o ginecologista sejam quinzenais e, a partir do oitavo mês, as consultas sejam semanais até o dia do nascimento do bebê.

As consultas de pré-natal são fundamentais para identificar e evitar possíveis intercorrências durante a gravidez, protegendo a saúde da mulher e também a do bebê. Por isso, não deixe de ir ao ginecologista assim que o momento tão esperado chegue: ou seja, quando você descobrir “estou grávida”!

Gostou destas orientações? Então, acompanhe também algumas orientações para gestantes e puérperas sobre a Covid-19!