A libido diminui após os 40 anos? Isso é verdade?

Você sabe o que é libido? E já se preocupou com a falta de libido? Libido ou desejo sexual são muitas vezes usados como sinônimos! Então, falou de libido, falou de desejo sexual!

Ao longo da vida, é comum que o desejo sexual oscile devido ao ciclo menstrual, ou quando há um desentendimento de casal ou mesmo após exaustivas horas de trabalho. Outras situações também dificultam o surgimento do desejo sexual: mudanças hormonais, as dificuldades impostas na gravidez, um aumento da responsabilidade familiar e o próprio envelhecimento!

Por isso, para evitar que o desejo sexual reduza e afete sua vida sexual é muito importante conhecê-lo nas diferentes fases da vida. Isso é o que você vai conferir na leitura a seguir!

Falta de libido: o que é?

A falta de desejo sexual é definida como a diminuição ou ausência do impulso sexual; ausência de fantasias, de pensamentos ou de qualquer motivo que sirva para se iniciar uma relação sexual. Algumas vezes, a diminuição da libido começa a se tornar um problema quando afeta o bem-estar e a qualidade da vida sexual da mulher, gerando muita angústia. A diminuição ou falta da libido pode estar relacionada a diferentes condições de saúde, como:

  • Fatores emocionais: ansiedade, fadiga, depressão e traumas;
  • Doenças crônicas: diabetes (principalmente se descompensado), lúpus, doença renal crônica;
  • Uso de medicamentos: antidepressivos, medicamentos para ansiedade, alguns anti-hipertensivos, medicamentos para tratamento do câncer – todas esses podem reduzir, por diferentes motivos, o desejo sexual;

Como fica a libido em cada fase da vida?

A sexualidade feminina é conhecida por envolver certas particularidades em diferentes fases da vida. Por isso, a cada etapa a mulher pode passar por desafios ou mesmo vantagens para a vida sexual. A seguir, acompanhe a libido em algumas fases da vida:

Adolescência e adulta jovem

Aos 20 anos a mulher conta com fortes impulsos sexuais originados pela novidade do sexo. Além disso, o impulso biológico causado pelas oscilações hormonais está em alta, aumentando muito o desejo sexual.

Nessa fase, a diminuição ou a falta da libido, quando ocorre, pode estar relacionada a uma dificuldade de se envolver em relacionamentos ou mesmo de se entregar no sexo. Pode ser algum trauma emocional, dificuldades religiosas ou algum tabu… Por algum motivo, acredita-se que o envolvimento sexual é errado! 

As pílulas anticoncepcionais pouco interferem no desejo sexual, mas em algumas mulheres, pode-se pensar em substituir o contraceptivo por outro e avaliar a resposta!

Aos 30 anos

Aos 30 anos, o excesso de responsabilidades pode ser o principal vilão! Nessa etapa, muitas mulheres estão ocupadas construindo uma carreira, cuidando dos filhos, pensando em engravidar!

A maternidade em si é responsável por parte da diminuição do desejo sexual. Alterações hormonais que ocorrem a cada trimestre e, posteriormente, ao período de amamentação promovem alguns obstáculos para a vida sexual. O novo cenário na vida da mulher, com crianças pequenas, poucas horas de sono, e uma rotina exaustiva, também contribui para a diminuição do desejo sexual.

Alguns problemas de saúde podem ocorrer nessa idade. O ginecologista poderá lhe auxiliar a identificar a causa para a diminuição do desejo nessa fase! 

Aos 40 anos

Já entre 40 e 50 anos, a mulher inicia importantes mudanças hormonais conforme vai se aproximando o período que precede a menopausa. Chamado de perimenopausa, é nessa etapa da vida que os ovários reduzem gradativamente a produção de estrogênio, um importante hormônio sexual.

As quedas hormonais podem afetar não só a libido, como também o humor, o sono e a sensação física durante a relação sexual, visto que ocorre a diminuição na lubrificação natural da vagina. Desse modo, com a queda do estrogênio a mulher passa a ter a região vaginal mais seca e as relações sexuais se tornam muito dolorosas. É nessa fase também que ocorrem os famosos “calorões“.

Então é verdade que o desejo sexual pode diminuir após os 40 anos?

Sim, é verdade. Mas não é tão simples assim. A partir dos 40 anos, o corpo da mulher começa a passar por profundas modificações hormonais que podem resultar na redução da libido. Além disso, nessa fase, não só o corpo físico muda, mas também a mente se altera. Há toda uma transformação de vida que talvez impacte muito mais o desejo sexual que apenas a alteração hormonal. 

E como lidar com a falta de libido?

Ainda que essa idade possa ser associada a uma transição para a menopausa e, algumas vezes, uma redução da libido, é importante entender que a mulher deve aproveitar sua “libertação” sexual. Afinal, nessa idade é possível sentir-se mais segura de si, tendo liberdade para explorar seu corpo e sua sexualidade, visto que preocupações como gravidez vão se tornando distantes do horizonte…

Explorar seu corpo de forma natural é uma maneira de reencontrar o prazer, lidando com a falta do desejo sexual. Além disso, é possível tratar os efeitos que surgem na menopausa. 

Basta procurar sua/seu ginecologista para realizar um plano de cuidado adequado, com alteração do estilo de vida ou mesmo propondo uma terapia hormonal!

Gostou das informações de hoje? Então, continue acompanhando as novidades da SOGIMIG especialmente para você, paciente!