Pílula anticoncepcional engorda? É mito ou verdade?

pilula-anticoncepcional-engorda-1500x1000-1.jpg

O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no Brasil. No entanto, muitas mulheres evitam a pílula por acreditar que o anticoncepcional engorda. 

Afinal, isso é mito ou verdade? Essa e outras informações relacionadas a esse assunto você vai conferir no post abaixo. Continue a leitura para se informar!

É verdade é o anticoncepcional engorda?

Apesar de ser um método muito eficaz, muitas mulheres evitam, ou mesmo abandonam, o uso por acreditar que anticoncepcional engorda. A verdade é que não existem embasamentos científicos que comprovem que a pílula anticoncepcional engorda.

No entanto, quando surgiu na vida das mulheres brasileiras, na década de 1960, a pílula anticoncepcional inicialmente desenvolvida apresentava alta dosagem hormonal. Por isso, causava diversos efeitos adversos, entre eles, o ganho de peso.

Atualmente, a pílula anticoncepcional apresenta doses reduzidas de hormônio, que não comprometem a segurança e não causam aumento de peso. Mais de 40 trabalhos científicos revisados não mostraram relação entre o ganho de peso e o anticoncepcional. 

Ainda assim, pelo fato de provocar aumento de peso no passado, logo que foi desenvolvida, muitas mulheres evitam o uso da pílula, principalmente jovens que estão iniciando a vida sexual.

Confira outros mitos e verdades sobre o uso da pílula anticoncepcional 

Agora que você já sabe que a afirmação que anticoncepcional engorda é um mito, que tal conferir outras informações sobre esse assunto? Confira mais mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional.

A pílula melhora a aparência da pele?

Verdade. Alguns anticoncepcionais apresentam funções além da prevenção de uma gestação, atuando na regularização do ciclo menstrual, diminuição de cólicas e inchaço. Desse modo, o medicamento também pode ser indicado para mulheres que convivem com essas e outras questões, como cistos no ovário devido às alterações hormonais, ovários policísticos e também acne.

O uso de anticoncepcional causa trombose?

Depende. Ao engravidar, a mulher aumenta o risco para desenvolvimento de trombose em até 64 vezes. Já os anticoncepcionais aumentam esse risco para, no máximo, quatro vezes mais. 

Por esse motivo, ainda que a pílula não esteja livre de causar esse risco, quando tomada corretamente, a mulher pode prevenir não só a gestação, mas também o risco aumentando devido à gravidez.

 

Pode deixar a mulher infértil?

Mito. O anticoncepcional não causa infertilidade em nenhum caso. Na verdade, o que pode causar essa confusão, é que ao ser usado de maneira prolongada, a pílula pode mascarar outras condições, como a endometriose, síndrome do ovário policístico e menopausa precoce.

O uso do anticoncepcional diminui os sintomas dessas doenças, por isso, podem passar despercebidas por anos. Ao interromper o uso do método, o problema é então diagnosticado. Por isso, é comum que as pessoas associem de forma equivocada o anticoncepcional a infertilidade.

Antibióticos cortam o efeito da pílula?

Depende. Ainda que muitas mulheres acreditem que o uso de antibióticos possa interferir na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria deles não interfere na ação do contraceptivo. 

Contudo, alguns são considerados exceção, e podem diminuir os efeitos da pílula. São a rifampicina, medicamento utilizado para realizar o tratamento da tuberculose pulmonar e infecções com resistência a outros medicamentos, e a rifabutina, também usado para o tratamento da tuberculose. 

Existe uma idade certa para iniciar o anticoncepcional?

Mito. A pílula anticoncepcional é recomendada para mulheres com a vida sexual ativa e querem evitar uma possível gestação. Por isso, é indicada quando a jovem inicia sua vida sexual.

Entretanto, considerando que os medicamentos foram modernizados, diminuindo efeitos colaterais e minimizando as doses hormonais, é possível que a adolescente inicie o uso da pílula anticoncepcional, logo após a menarca (primeira menstruação). Afinal, os anticoncepcionais com baixa taxa hormonal são desenvolvidos também para esse público.

Quando devo procurar o (a) ginecologista?

Decidir qual anticoncepcional usar, e quando usar, é uma decisão que a mulher deve fazer em conjunto com um profissional especializado, como o (a) ginecologista. Essa é a melhor forma de evitar problemas com a eficácia do medicamento e também riscos para a saúde.

Atualmente, são muitas as opções de anticoncepcionais no mercado. Por isso, nem sempre é possível saber qual o melhor, visto que cada mulher tem o organismo diferente, assim como histórico médico. 

Portanto, o ginecologista deve fazer uma avaliação, considerando esse histórico, rotina, hábitos de vida e objetivo antes de ajudar a escolher o melhor método contraceptivo, e, caso seja o anticoncepcional, qual a forma mais indicada.

Agora, que você já sabe que o anticoncepcional não engorda. Por isso, se você tem uma vida sexual ativa e deseja evitar uma gravidez, procure um ginecologista para decidir qual o método mais indicado de contracepção!

Gostou do conteúdo de hoje? Continue lendo as nossas próximas publicações!