Embolização de Miomas uterinos

miomas-uterinos

Os miomas uterinos são tumores benignos extremamente frequentes, chegando a atingir até 50% das mulheres em alguma fase da vida. Os miomas podem se localizar na parede do útero (mioma intra-mural) ou no seu interior (mioma submucoso) ou na sua parte externa (mioma subseroso).

O quadro clínico pode variar de casos assintomáticos até menstruação aumentada, sangramento fora do período menstrual, anemia, cólicas menstruais, dor pélvica e infertilidade.

Diagnóstico de miomas uterinos

O diagnóstico e acompanhamento é realizado por ultrassonografia e, eventualmente, por outros métodos de imagem.

Após avaliação do ginecologista, se indicado, podem ser indicados vários tratamentos como:

  • Utilização de hormônios para controle do sangramento e suplementação de ferro para correção da anemia;
  • Uso de análogos do GnRH;
  • Cirurgias minimamente invasivas para retirada dos miomas: vídeo histeroscopia  e vídeo laparoscopia;
  • Cirurgia convencional (com incisão cirúrgica semelhante a da cesariana) para retirada dos miomas (miomectomia);
  • Cirurgia para retirada do útero (histerectomia);
  • Embolização dos miomas. 

Embolização dos miomas é uma opção cirúrgica

A embolização dos miomas é uma opção cirúrgica, minimamente invasiva, em que são inseridas micro-esferas nos vasos uterinos para causar uma isquemia (falta de sangue) nos miomas e assim conseguir a diminuição dos mesmos. 

A inserção dessas esferas é feita por via endovascular, semelhante a um cateterismo cardíaco, em ambiente hospitalar e com um período de internação em torno de  1 (um) dia.

O procedimento não está indicado no caso de miomas grandes e/ou submucosos pois há maior risco de infecção.

 

Risco na gestação 

Não se sabe muito a respeito da repercussão deste procedimento em gestações. Embora várias gravidezes, após a embolização dos miomas tenham ocorrido sem maiores problemas, existe o risco do procedimento causar menopausa precoce e complicações que culminariam com a retirada do útero. P

Portanto, pacientes com desejo de engravidarem no futuro, devem ser alertadas destes riscos antes da realização do tratamento.

Gostou do conteúdo de sobre miomas uterinos? Continue acompanhando as nossas publicações e aproveite para ler o nosso outro artigo sobre Adenomiose.