XV CMGO – 3º dia
Nessa sexta, o médico argentino Fernando Neuspiller participou da mesa-redonda Medicina Reprodutiva para o Ginecologista.
No terceiro dia do XV Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, o médico argentino Fernando Neuspiller foi um dos destaques. Ele participou da mesa-redonda Medicina Reprodutiva para o Ginecologista e falou sobre Novas Tecnologias na FIV. Seis mesas-redondas, dois cursos avançados, conferência e aula magna integraram a programação dessa sexta-feira (5/5).
Neuspiller explicou como a robótica e a Inteligência Artificial podem estar ao lado da medicina no que se refere aos processos de reprodução assistida. Apresentando estudos, ele mostrou que essas tecnologias podem ajudar na seleção de óvulos e espermatozoides e na avaliação de embriões, além de trazerem consigo inovações como a FIV com uso de chips e medicina interceptiva.
“O ginecologista precisa estar atento para que suas pacientes preservem a fertilidade antes dos 35 anos porque não o fazer pode piorar o resultado reprodutivo mais tarde. O futuro é muito promissor no que se refere a modificar o impacto da idade na reprodução feminina e masculina. Provavelmente, nos próximos dez anos, será possível mudar o paradigma do envelhecimento na saúde reprodutiva”, destacou.
Cursos e painéis
Durante a manhã, foram oferecidos os cursos Simplificando o Bi-Rads (MMG, US e RNM) e Oncogenética em Ginecologia e Mastologia.
No auditório Hilton Rocha, a primeira mesa-redonda foi sobre Desafios no Pré-Natal de Alto Risco, com Janete Vetorazzi, Inessa Beraldo e Angélica Diniz.
Para falarem Qual o melhor Momento para Interrupção da Gestação?, participaram os médicos Suzana do Rio, Guilherme Rezende, Jussara Mayrink e Francisco Ramos Filho.
Já no auditório Oromar Moreira, a primeira mesa-redonda foi Endocrinologia Ginecológica no Consultório, com os médicos Gustavo Maciel, Lúcia Paiva, Marcelo Steiner e Ricardo Marinho.
Para falar sobre Medicina Reprodutiva para o Ginecologista, participaram do painel os médicos Claudia Navarro, Fernando Neuspiller, João Pedro Caetano e Sandro Sabino.
Em seguida, foi realizada a conferência O Impacto da Formação Médica no Exercício da Ginecologia e Obstetrícia, com Eliana Amaral.
À tarde, ocorreu a mesa-redonda Sequenciando do Atendimento no Pronto-Socorro Obstétrico, com Rômulo Negrini, Caroline Messeder, Arthur Nicolato e Janete Vetorazzi.
O tema Atualidades em Cirurgia Ginecológica foi apresentado pelos médicos Agnaldo Filho, Eduardo Fonseca, Sérgio Podgaec e Sálua Calil de Paula.
Finalizou as atividades do dia a aula magna A Elevação da Mortalidade por Câncer de Mama em Países em Desenvolvimento: O que eles estão errando?, com Ruffo Junior.
Jornada de Mastologia
Neste ano, a 5ª Jornada Mineira de Mastologia foi realizada junto com a programação do CMGO, em parceria com a Associação Brasileira de Mastologia. O evento começou nesta sexta-feira e terminará na manhã deste sábado (6/5). As atividades ocorrem no auditório Borges da Costa.