XV CMGO – 1º dia

Conheça os destaques do primeiro dia do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia.

O 15º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia (CMGO), promovido pela SOGIMIG, começou nessa quarta-feira (3/5) e segue até sábado (6). Entre os destaques do primeiro dia, o psiquiatra Jairo Bouer destacou a necessidade do atendimento humanizado a crianças e adolescentes, a importância do acolhimento e como a relação com a tecnologia está impactando a vida deles. Além disso, quatro trabalhos científicos foram premiados pela sua relevância e contribuição à ginecologia e obstetrícia.

Durante a abertura do evento, a presidente da SOGIMIG, Cláudia Laranjeira, destacou a importância do CMGO. “O Congresso é o principal evento do estado para a ginecologia e obstetrícia. Estamos reunindo estudantes, residentes e profissionais durante quatro dias para o compartilhamento de conhecimento e experiências. Entre Dra. Cláudia ainda acrescentou que, entre as novidades para este ano, está a V Jornada Mineira de Mastologia e a X Jornada Mineira de Adolescência e Ginecologia Infanto Puberal.

Infância e Adolescência

Fotos: Ronaldo Almeida

Na conferência Mídias Eletrônicas na Infância e adolescência: como orientar, o médico Jairo Bouer, de Florianópolis, explicou como o comportamento da atual geração de crianças e adolescentes impacta o atendimento médico e como lidar com esse público.

“Essa paciente chega, às vezes, com informações distorcidas que precisamos corrigir. Temos que tomar cuidado com a forma com que conversamos com elas porque têm resistência à figura da autoridade. Ter uma comunicação mais horizontalizada e se mostrar como uma pessoa com quem ela possa se abrir, se sentir confortável e acolhida, facilitará o atendimento”.

Em outra apresentação no evento, ele conversou com os participantes sobre a importância do acolhimento de jovens com distúrbios de ansiedade e depressão, sexualidade em tempos de diversidade e uso de álcool e outras substâncias.

“O comportamento do jovem hoje é um desafio para profissionais da saúde em todas as áreas. Todos se deparam com pacientes que têm alguma questão de saúde emocional, que pode afetar o recorte específico do tratamento que o médico está fazendo. O ginecologista, ao perceber algo na vida dessa menina, pode interferir, seja fazendo o encaminhamento ao especialista ou chamando os responsáveis para discutir a questão. Estar atento e criar um espaço seguro para a paciente pode gerar uma abertura importante”.

Premiação

À noite, o diretor científico da SOGIMIG, Eduardo Cândido, anunciou o resultado das premiações de trabalhos científicos. Veja quem foram os vencedores:

Prêmio Lucas Machado:

Mário Dias Correa-Junior

Preeclamsia among women with COVID-19 during pregnancy and its impact on maternal and perinatal outcomes: Results from a national multicenter study on COVID, in Brazil, the REBRACO initiative

Prêmio Clóvis Salgado:

Marcio Alexandre Hipólito Rodrigues

Post-COVID-19 syndrome in a sample of climacteric women living in Latin American

Tema Livre

Gabriel Lage Neves

Exenteração pélvica total e colostomia úmida em uma paciente com câncer cervical recidivado: relato de caso e revisão de literatura

Anelise Oliveira de Morais

Chikungunya na gestação: alerta para repercussões maternas graves a partir de relatos de casos clínicos

Painéis

A primeira atividade do dia no auditório Oromar Moreira foi a mesa-redonda Dia a dia do ginecologista. Participaram da discussão os médicos Múcio Barata Diniz, Ana Lúcia Ribeiro Valadares, Luciano Fernandes Loures e Mariana Seabra Leite Praça.

Em seguida, o tema abordado foi Câncer ginecológico para o ginecologista, com participação dos médicos Walquíria Guida Salles Pereira Primo, Sophie Françoise Mauricette Derchain, Eduardo Batista Cândido e Lúcia Helena Simões da Costa Paiva.

A primeira conferência, Mídias eletrônicas na infância e adolescência: como orientar, foi com o psiquiatra Jairo Bouer.

A tarde começou com a mesa-redonda Lesões pré-invasoras e micro-invasoras do colo uterino, com Adriana Lucena, Walquiria Primo, Delzio Bicalho, Sophie Derchain.

Em seguida, a mesa-redonda foi sobre Obesidade e a doença da mulher, com os médicos Larissa Coutinho, Eura Lage, Conrado Coutinho e Kamilla Rajão.

A segunda conferência foi sobre O impacto dos projetos de lei sobre violência obstétrica no exercício da especialista – visão jurídica, com a advogada Ana Carolina Costa.

Já no auditório Hilton Rocha, a primeira mesa-redonda do dia foi sobre Manejo de intercorrências gestacionais, com os médicos Larissa Borém, Álvaro Alves e Gabriel Osanan e Conrado Coutinho.

Na segunda mesa-redonda, sobre Tromboembolismo no ciclo gravídico puerperal, participaram da discussão os médicos Venina Isabel Leme, Willian Schneider, Daniel Ribeiro e Claudia Maria Freire.

À tarde, o trabalho começou com a mesa-redonda IST e anticoncepção na adolescência, com Ivana Souza e João Tadeu dos Reis, seguida da discussão com Jairo Bouer.

A última ação do dia foi a mesa-redonda Saúde nutricional e esportiva na adolescência, com Denise Brasileiro e Marconi da Silva.

 

Cursos e simulações

Houve dois cursos avançados: Aperfeiçoamento no atendimento ginecológico infanto puberal e Melhorando a experiência no parto.

Foram quatro cursos de simulação: dois sobre Laqueadura pós parto normal e dois sobre Distócia de Ombro.