XV CMGO – 4º dia

No último dia do Congresso, foi apresentada a nova Classificação AAGL 2021 para análise de perfil e grau de avanço da Endometriose.

Neste sábado (6/5), um dos destaques do CMGO foi a apresentação do médico e vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sérgio Podgaec, durante o update sobre Endometriose. Ele falou sobre a nova Classificação AAGL 2021: motivos para seu uso rotineiro em relação às classificações anteriores.

Idealizada pelo brasileiro Maurício Abrão, que é presidente da Sociedade Americana de laparoscopia (AAGL), a nova classificação está disponível por meio de um aplicativo para smartphones. Chamado AAGL Endo Classification, o app permite que diversas alterações possam ser pontuadas em um score de gravidade, de forma simples e prática.

Fotos: Ronaldo Almeida

Ainda segundo Podgaec, com essa classificação o médico consegue ter elementos importantes para o perfil da doença e o grau de avanço – infiltração e órgãos acometidos. Assim, os médicos conseguem se preparar, juntamente com a equipe, para que a patologia seja corrigida com maior assertividade.

CMGO em números

Ao longo dos quatro dias, cerca de 100 palestrantes participaram de 29 mesas-redondas. A programação também contou com 6 cursos avançados, 12 simulações, 5 conferências, além de updates e discussões.

Painéis

Na primeira atividade do dia, o update Perda Gestacional de repetição foi apresentado pelos palestrantes Laura Maia, Ines Katerina Cruzeiro e Melissa Machado. Em seguida, para falar sobre Endometriose, participaram os médicos Sérgio Podgaec, Marcia Ferreira, Márcia Carneiro e João Oscar Junior.