WORKSHOP SOGIMIG

Integração entre as oito regionais e o compartilhamento de propostas marcaram a 1ª edição, promovida pela atual gestão.

Cerca de 50 médicos, entre vice-presidentes e membros dos 11 comitês científicos, participaram do 1º Workshop Sogimig da gestão 2023/2025, realizado nos dias 1º e 2 de setembro, em Belo Horizonte. Por meio da ação, promovida pela diretoria executiva, a entidade conheceu as realidades de cada região do estado, seus desafios e oportunidades, além de gerar trocas de experiências para o desenvolvimento da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

Na abertura, a presidente, Inessa Beraldo, ressaltou a importância da colaboração entre as regionais. “A presença de todos demonstrou a união que precisamos para evoluir cada vez mais. É extremamente importante promovermos uma discussão saudável para compreender os entraves, as oportunidades e, assim, nos desenvolvermos de forma organizada”. 

Inessa também falou sobre o programa Sogimig em Movimento e a importância das parcerias com outras entidades para o desenvolvimento da comunidade médica e a identificação da Associação como referência quando o assunto é saúde da mulher.

Em seguida, a diretora administrativa Liv Braga de Paula e o diretor administrativo adjunto, Márcio Alexandre Hipólito Rodrigues, apresentaram os detalhes do Planejamento Estratégico da Sogimig. Para eles, o diagnóstico feito pelos membros da diretoria executiva e pela consultoria externa resultou na construção de um caminho para a gestão, por meio da análise da visão, missão e valores para os próximos anos.

Com o propósito de fomentar a constante evolução da entidade, o diretor das vice-presidências e diretorias regionais, Eduardo Cândido, apresentou a pesquisa de clima realizada pela Sogimig. Durante o painel, representantes das regionais puderam compartilhar suas experiências no desenvolvimento de ações locais.

COMUNICAÇÃO

Para falar sobre as ações de comunicação nas redes sociais, comunicação interna e assessoria de imprensa, a diretora de Tecnologias da Informação e Mídias Sociais, Laura Maia, e o diretor de Marketing e Comunicação, Eduardo Cunha, apresentaram os resultados das ações e os principais gargalos.

Na última atividade do dia, Isabela Rezende, professora e fundadora da empresa ZEIT Digital, falou sobre o posicionamento digital para médicos e ressaltou a importância de uma gestão consciente da comunicação para a produção de conteúdo relevante. Além disso, apresentou os canais da Sogimig para que todos possam colaborar.

SEGUNDO DIA

Na primeira atividade do dia, o diretor de Ensino e Residência Médica, Guilherme de Castro Resende, falou sobre a importância da participação da Sogimig na formação de residentes em ginecologia e obstetrícia.

No segundo painel, os representantes dos comitês técnicos indicaram assuntos e palestrantes para a próxima edição do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia (CMGO).

Por fim, o presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, professor Agnaldo Lopes da Silva Filho, fez uma apresentação sobre anemia na ginecologia e obstetrícia.

DEPOIMENTOS

“É a primeira vez que participo e fiquei impressionada com o encontro e muito otimista com as possibilidades a partir das trocas que fizemos. Acredito no poder da Sogimig de levar transformação para a comunidade médica e para a população em geral.”

Caroline Reis – membro do Comitê Técnico Pré-Natal, Parto e Puerpério. 

 

 

“O workshop foi uma importante ação da Sogimig, porque, a partir de agora, ela tem condição de avaliar as necessidades das regionais e agir de forma precisa.”

Juliana Zemmermman – membro do Comitê Técnico Gestação de Alto Risco

 

“É importante trazer o associado para dentro da Sogimig. Dessa forma, os profissionais que estão longe da sede sentem-se parte deste projeto. Eles são fundamentais na disseminação dessas informações.”

Virgínia Werneck – membro do Comitê Técnico Infanto Puberal