Prevenção e combate ao câncer

Ação com apoio da Sogimig alertou sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento.

A Sogimig participou da ação social da ONG Fio de Luz para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Cerca de 100 pessoas participaram das diversas atividades realizadas no Shopping Céu Azul, localizado no bairro de mesmo nome, em Belo Horizonte, e puderam tirar dúvidas com especialistas.

A programação começou com uma caminhada na Lagoa da Pampulha que teve como destino o Shopping Céu Azul, onde foram oferecidos diversos serviços, como corte de cabelo, doação de perucas, aferição de pressão arterial e glicose, além de um espaço infantil, pipoca e algodão doce.

A médica mastologista Larissa Aquino, membro do Comitê de Mastologia da Sogimig, participou da Roda de Conversa sobre Prevenção e Direitos dos Pacientes Oncológicos e alertou que uma em cada oito mulheres terá câncer ao longo da vida.

“Muitas mulheres acham que o diagnóstico é uma sentença de morte. Não é! Para que o tratamento seja mais eficaz, é fundamental que toda mulher a partir dos 40 anos faça a mamografia. O exame é a principal ação para obter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.”

Larissa ainda alertou sobre a importância do autoexame e que a mulher, juntamente com o parceiro, fique atenta às mudanças no corpo. Havendo alguma alteração, ela deve procurar um médico imediatamente.

Também participaram do painel a mastologista membro da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional MG, Renata Capanema, a ginecologista Maria Auxiliadora Dias, o advogado Vanderlei Pereira da Silva, além da Miss Brasil e ex-paciente oncológica Lorena Ariane.

Direitos do paciente oncológico

Com o objetivo de auxiliar pacientes e familiares, está disponível no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) a cartilha Direitos Sociais e Financeiros dos Pacientes Oncológicos, de autoria da médica ginecologista, advogada e vice-presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-MG, Maria Auxiliadora Dias. Acesse o material gratuito: https://www.oabmg.org.br/Areas/Publicacoes/doc/cartilha_paciente_oncologico_final_web.pdf