Ter um fluxo menstrual intenso é um sinal ruim?

fluxo-intenso

Ter um fluxo menstrual intenso é um sinal ruim?

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) a menstruação normal é considerada em um fluxo com duração de até 8 dias e ciclo que varia entre 24 e 38 dias. No entanto, muitas mulheres apresentam um fluxo menstrual intenso, ou seja, de mais de 80ml por ciclo menstrual.

Mas, isso é um sinal ruim? Nem sempre. Por isso, continue a leitura conosco para entender melhor o que é um fluxo menstrual intenso, quando ele deve ser considerado anormal e se é necessário procurar ajuda de um ginecologista!

O que é um fluxo menstrual intenso?

O fluxo menstrual intenso é caracterizado pela grande quantidade de sangue durante o período menstrual, fazendo com que a mulher troque absorventes ou esvazie coletores com certa frequência durante o dia e também a noite. 

Considera-se um fluxo menstrual intenso aquele que supera 80 ml de sangue durante a menstruação. Além disso, enquanto o fluxo normal ocorre entre 3 a 5 dias, o intenso pode durar até 8 dias, acompanhado de cólicas, dores na lombar e cansaço.

Durante a adolescência, após a menarca (primeira menstruação), a irregularidade menstrual pode ser causada pela imaturidade das glândulas que controlam a secreção dos hormônios. É importante lembrar que o fluxo menstrual intenso pode ser normal ou não, como consequência de problemas de coagulação, infecções, e doenças.

Causas do fluxo menstrual maior

O fluxo menstrual intenso pode não ter causa aparente. Contudo, em muitas situações ele pode apresentar causas relacionadas às doenças ginecológicas, medicamentos, desequilíbrios hormonais e até mesmo outras patologias.

 Desequilíbrio hormonal

O desequilíbrio hormonal pode ser a causa do fluxo menstrual intenso e é mais comum em adolescentes, mulheres próximas da menopausa e portadoras da síndrome dos ovários policísticos.

Problemas ginecológicos

Outras causas podem estar relacionadas a miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outros problemas que afetam a região reprodutora, aumentando a quantidade de sangue durante o período menstrual.

DIU e alguns medicamentos

Mulheres que usam o DIU (dispositivo intrauterino) de cobre, ou seja, sem hormônio, podem apresentar sangramento intenso. Além disso, alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e anticoagulantes podem alterar o fluxo, aumentando-o. 

Outras condições de saúde

O fluxo menstrual intenso pode ser provocado por outros problemas de saúde que não sejam provocados no sistema reprodutor, como doenças renais, no fígado, na tireoide e hormonais.

Quando ele é considerado anormal?

Estudos apontam que a cada três mulheres, uma convive com o fluxo menstrual robusto. No entanto, boa parte delas acredita que a menstruação excessiva seja normal. O fluxo não é considerado normal quando acaba atrapalhando a qualidade de vida da mulher, impedindo-a de praticar atividades físicas e sociais por experiências constrangedoras. O fluxo menstrual intenso não é considerado normal quando:

  • você precisa trocar o absorvente ou esvaziar o coletor a cada hora;
  • sua menstruação tem duração maior que 8 dias;
  • você limita suas atividades diárias devido ao sangramento.

Além disso, as dores muitas vezes passam do desconforto comum durante a menstruação. Em casos como esses, é fundamental buscar ajuda de um profissional da área ginecológica, de modo a investigar possíveis alterações por meio de exames.

O que é considerado normal durante a menstruação?

O fluxo menstrual intenso pode ser considerado normal quando a menstruação não atrapalha o bem-estar e qualidade de vida da mulher. Ou seja, não é necessário trocar de absorvente várias vezes ao dia, a mulher não deixa de realizar atividades por estar menstruada, e as dores não passam do desconforto comum da menstruação.

Quando procurar o (a) ginecologista?

Se você identificou que tem um fluxo menstrual intenso, não se preocupe. Muitas mulheres também convivem com essa condição. Contudo, é importante ter atenção para possíveis sintomas que possam indicar que o fluxo seja anormal. 

Se o seu fluxo sempre foi intenso, mas não a ponto de impedi-la de realizar suas tarefas rotineiras, não há motivos para preocupação. Contudo, se o fluxo mudou drasticamente de um ciclo para outro, é preciso investigar.

Alguns problemas orgânicos devem ser excluídos, com uma possível gestação e suas complicações. Além disso, doenças uterinas e pélvicas, como pólipos, adenomiose e miomas.

O aumento no fluxo menstrual intenso pode ocorrer até mesmo devido a problemas que não estão relacionados ao aparelho reprodutivo, como disfunções da tireoide, diabetes e uso de medicamentos que podem interferir na ação hormonal ou coagulação.

Além disso, é necessário buscar avaliação de um (a) ginecologista considerando que um fluxo intenso, mesmo que não relacionado a nenhuma doença, pode apresentar riscos para a mulher, como a anemia e deficiência de ferro, condições que incluem sintomas como fraqueza, tontura e fadiga. Por isso, se você identificar algum sintoma como esse e sua menstruação ocorrer em excesso, procure atendimento médico especializado.

Você conferiu no post de hoje que nem sempre ter fluxo menstrual mais robusto é um sinal ruim. Muitas vezes, essa condição ocorre sem causa aparente, e não afeta o bem-estar da mulher. Entretanto, se o fluxo provocar problemas na qualidade de vida, é essencial marcar uma consulta com seu (sua) ginecologista!

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando as nossas postagens!