Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?

Uma dúvida bastante frequente das mulheres usuárias de anticoncepcional é se elas podem emendar cartela de anticoncepcional, ou seja, utilizar as cartelas em sequência sem o intervalo livre de medicação, que é de 4 a 7 dias. 

Há muitos questionamentos a respeito disso: o sangue vai para a cabeça? Faz mal? Corro risco de engravidar? Por isso, vamos abordar esse tema e esclarecer essas dúvidas. 

Um breve histórico sobre os anticoncepcionais

Antes de esclarecermos as dúvidas sobre utilizar as cartelas de anticoncepcionais em sequência, vamos até onde onde tudo começou. É necessário relembrar a origem dos anticoncepcionais, que ocorreu na década de 1960. 

Nessa época foram criados hormônios capazes de impedir a ovulação cujos derivados fazem parte das pílulas anticoncepcionais modernas. Inicialmente esses hormônios eram usados continuamente e assim não havia menstruação. 

Entretanto, as usuárias da época ficavam com medo de estarem grávidas e  por este motivo suspendiam o seu uso. Para conseguir maior adesão e conquistar o mercado foi criado o intervalo de 7 dias sem medicação, para permitir a menstruação e simular o ciclo natural.

Afinal, emendar a cartela de anticoncepcional faz mal ou não?

Hoje sabemos que o uso do anticoncepcional sem intervalos não traz nenhum malefício a saúde da mulher. Além disso, proporciona a opção de não menstruar ou, se menstruar, permite a escolha do momento em que vai ocorrer. 

Sobre essas opções, veremos a seguir. 

As formas de usar anticoncepcionais orais

Existem 3 regimes de uso de anticoncepcionais orais:

1. Regime com intervalos

Uso diário da pílula e intervalos mensais ( de 4  a 7 dias) sem usar a pílula. A menstruação ocorre nos dias de intervalo.

2. Regime contínuo

Uso diário da pílula anticoncepcional sem intervalos entre as cartelas, ou seja: emendar as  cartelas. Ao optar por este regime não ocorre menstruação.

3. Regime planejado estendido

Uso diário da pílula anticoncepcional sem intervalos entre as cartelas, ou seja: emendar as  cartelas. Em determinado momento, decidido pela própria mulher, é feita uma pausa e ocorre uma menstruação subsequente

Os regimes contínuo e planejado estendido permitem que a menstruação não seja um empecilho ao estilo de vida da mulher, atrapalhando viagens, reuniões, eventos ou atividades esportivas.

Perguntas frequentes sobre emendar cartela de anticoncepcional

Agora podemos responder as perguntas!

1. O sangue vai para a cabeça?

Não. O sangue menstrual nem é formado quando se usa o anticoncepcional nos esquemas contínuo ou estendido.

2. Faz mal emendar cartelas de anticoncepcionais?

Não faz mal. Os vários regimes de uso de pílulas anticoncepcionais permitem que a usuária encontre uma opção que mais s e adapte ao seu estilo de vida!

3. Corro risco de engravidar se tomar cartelas de anticoncepcionais em sequência, sem intervalos?

Não. Na  verdade o uso sem intervalos acaba sendo mais efetivo pois diminui a chance esquecimento.

Converse com o seu ginecologista sobre as opções disponíveis no mercado que mais se encaixem na sua vida.

Siga a SOGIMIG nas redes sociais e blog!