Discurso de Posse – 2023 – 2025

Agradeço às autoridades e aos colegas Ginecologistas, Obstetras, aos amigos, familiares e a todos os presentes.

Era o ano de 2004 e fiquei contagiada pela energia da eleição da SOGIMIG, que acontecia na Serraria Souza Pinto. Foi meu primeiro contato com a SOGIMIG e eu não poderia ter começado de maneira melhor.

Conversando recentemente com a vitoriosa daquela eleição, Dra. Cláudia Navarro, descobri que a SOGIMIG estava completando 60 anos e que foi a única vez que tivemos disputa entre chapas eleitorais, assim como foi a primeira vez que elegemos uma mulher para a presidência de nossa Sociedade.

(Gratidão, Cláudia, por ser uma mulher determinada e ter aberto esse caminho para nós, mulheres.)

Nessa época eu estava recém chegada em BH, vindo da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre. Foi em Pouso Alegre que me apaixonei pela Obstetrícia e Ginecologia e de lá tenho recordações maravilhosas, especialmente da professora e obstetra Fátima Silva.

Aqui em BH fiz residência de GO no Hospital Odilon Behrens, e, posteriormente Medicina Fetal
(e materna) no Hospital das Clínicas. Esses 2 hospitais foram essenciais na minha trajetória,
locais onde tive o privilégio de aprender e conviver com profissionais formidáveis, que me
incentivaram e me apresentaram a importância e a força de uma Sociedade de Especialidade.

O Hospital Júlia Kubitschek, onde trabalho atualmente, foi igualmente uma escola, desenvolveu meu lado gestora, aprimorou o de preceptora e me aproximou de residentes, colegas e amigos formidáveis, que também me instigam a ser melhor todos os dias.

(Agradeço a Ana Christina, Jane, Cristiane e Kenia, representando a todos do HJK)

Todo esse incentivo que encontrei na minha vida profissional se somou às vivências em Passos
com minha família, meu pai, Roberto e meus irmãos Guilherme e Gustavo. Marcaram-me especialmente, 3 grandes mulheres: minhas avós Ana e Cidoca e minha mãe, Chiquinha Beraldo;
mulheres brilhantes e que eram referências em seus afazeres.

(Obrigada mãe e pai, Gui e Guto)

Não posso deixar de mencionar a importância da minha família na minha vida: Daniel, meu marido, super estudioso, comprometido e engajado (que lá de Recife está mandando boas energias, assim espero!); meus filhos David e Alessa, que diariamente me instigam a crescer como mãe e a ser uma pessoa mais prudente e sensata.

(Obrigada, vocês são puro amor e luz no meu caminho)

Sempre fui muito ativa, enérgica, inquieta e assim, em 2009, comecei pela primeira vez a participar efetivamente da SOGIMIG, nos comitês científicos, como presidente do comitê de pré-natal, parto e puerpério e nos cursos em parceria com o CRMMG. Nessa época, Dr. Victor
Hugo era o presidente e foi um momento muito dinâmico, que me fez perceber como era bom estar ligada à SOGIMIG. Foi quando compreendi o motivo da existência da Associação, resumidamente: congregar os médicos ginecologistas e obstetras de Minas Gerais e participar da educação, promoção e prevenção de saúde das mulheres.

(Obrigada, Victor pela primeira oportunidade de estar na SOGIMIG)

Daí em diante, não me desliguei mais. Na gestão do Dr. Marcelo Cançado, comecei a participar do planejamento do Programa de Qualificação da Assistência Perinatal em Minas Gerais, que aconteceu em 2014; ano que eu comecei a fazer parte da diretoria executiva da SOGIMIG, com a habilidosa, competente e sofisticada Dra. Maria Inês.

De lá pra cá, 10 anos passaram: além da gestão Dra Maria Inês, estive com o Dr. Agnaldo, dinâmico e visionário; com o Dr. Carlos Henrique, arrojado e com uma visão empresarial ímpar; com Dr. Délzio, que com sua polidez reinventou a SOGIMIG no meio da pandemia e, finalmente, com a Dra. Cláudia Laranjeira, outra mulher forte, aguerrida e determinada que cruzou meu caminho.

(Gratidão imensa a cada um de vocês, presidentes e aos inúmeros diretores que dividiram esses anos juntamente comigo e me ajudaram a construir a estrada até aqui.)

Nesses anos eu evoluí.

A SOGIMIG, nesses 78 anos de existência, também evoluiu. É uma honra e um privilégio assumir no dia de hoje a presidência dessa Sociedade e ter a oportunidade de estar a frente desta Diretoria.

Obrigada aos 13 diretores:

1. Angélica Lemos Debs Diniz
2. Eduardo Batista Cândido
3. Eduardo Cunha da Fonseca
4. Eduardo Siqueira Fernandes
5. Gabriel Costa Osanan
6. Guilherme de Castro Rezende
7. Ines Katerina Damasceno Cavallo Cruzeiro
8. Larissa Volpini Barreto Borém
9. Laura Maria Almeida Maia
10. Liv Braga de Paula
11. Luíza Liboreiro Motta Ferrari
12. Márcio Alexandre Hipólito Rodrigues
13. Mariana Seabra Leite Praça

Obrigada aos 10 membros do Conselho Consultivo Eleito:
1.Alim Alves Demian
2.Ana Christina de Lacerda Lobato
3.Cláudia Navarro Carvalho Duarte
4.Clécio Ênio Murta de Lucena
5.Daniela Cristina Machado Tameirão
6.Fernanda Vitoriano Castro Costa
7.Juliana Silva Barra
8.Maria Paula Moraes Vasconcelos
9.Múcio Barata Diniz
10. Rosângela Lopes Rodrigues Miranda

que aceitaram o convite para fazer parte da história da SOGIMIG nos próximos 2 anos.

Obrigada também ao Conselho Consultivo Nato.

Ao longo do biênio 2023-2025, além de fortalecer os objetivos da nossa Sociedade (estar junto com os ginecologistas e obstetras e as mulheres mineiras), teremos 3 pilares fundamentais nos norteando na gestão:

1- educação (científico),
2- defesa e valorização,
3- social.

1- Em primeiro lugar, a educação, que é fundamental para nos manter atualizados sobre os avanços da medicina e da prática clínica. Vamos ampliar os projetos educacionais de interesse (cursos avançados, updates, congressos, encontros, livros) para melhorar continuamente as habilidades e conhecimentos dos associados. Promoveremos debates relacionados às normas éticas, bioéticas e legais que impactam na prática clínica diária do ginecologista e obstetra.

Além disso, pretendemos fortalecer a parceria com outras especialidades médicas, oportunizando o aprendizado interdisciplinar.

Envolveremos as regionais em todas as ações científicas, porque estar perto dos associados do interior é muito importante para nós.

Queremos que todos se sintam parte da SOGIMIG.

2- Em segundo lugar, a defesa e valorização dos ginecologistas e obstetras. Esse pilar está no DNA da SOGIMIG, sempre antenada às demandas e necessidades dos associados.

Temos muitos desafios nessa área, vivemos momentos difíceis, com questionamentos vários sobre nossa atuação, mas queremos que saibam que estamos atentos e atuantes. Nós não nos esquivaremos dos conflitos, a SOGIMIG questionará e se posicionará sempre que for pertinente.

3- Por último, o comprometimento social, que é essencial para garantir que as mulheres e suas necessidades de saúde sejam consideradas. Queremos levar informações confiáveis e de qualidade para as mulheres; conhecimento sem vieses, sem segundas intenções. Queremos que as mulheres se lembrem da SOGIMIG quando pensarem sobre os cuidados relacionados à sua saúde.

Queremos que cada ginecologista e obstetra seja referência para cuidar das mulheres, em todas as fases de sua vida, afinal, somos o “clínico da mulher”.

Pautados nesses pilares nos responsabilizamos agora por interagir com os associados, com as mulheres e com os parceiros estratégicos para tornar a SOGIMIG cada vez mais forte e representativa.

Nós também nos comprometemos a manter a SOGIMIG em movimento, buscando oferecer diferentes possibilidades aos ginecologistas e obstetras mineiros, em sintonia com as demandas dos novos tempos e das novas mulheres.

A Associação de Ginecologista e Obstetras de Minas Gerais – SOGIMIG – só existe porque cada um de nós associados está aqui, portanto fica aqui um convite, participem das ações da Sociedade.

Contamos com todos e cada um de vocês. A VIDA ASSOCIATIVA É MAIS SEGURA. NÓS CADA VEZ MAIS POR ELAS.

Muito obrigada.