Discurso de Abertura no CMGO 2022

discurso-presidente

Excelentíssima representante do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Excelentíssima Secretária de Saúde de Belo Horizonte e nossa colega Claudia Navarro Excelentíssima Diretora Administrativo da Associação Médica de Minas Gerais, Dra. Maria Inês de Miranda Lima. Excelentíssimo Presidente FEBRASGO, Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho. Excelentíssimos associados SOGIMIG, congressitas e todos da equipe técnica do CMGO2022. Meus colegas diretores SOGIMIG Gestão 2021-2023.

 

Há quase 13 anos, participei pela primeira vez da organização de um evento científico.

Este evento foi o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia em BH. Pensem só um evento de aproximadamente 5000 pessoas, 500 convidados, 12 salas.

Até os dias de hoje foram mais de 50 eventos de todos os portes e 1 pandemia onde tivemos que aprender a fazer eventos científicos inteiramente a distância, confesso não sabíamos como fazer.

Hoje posso dizer: os desafios de um evento são inúmeros porque estão relacionados acima de tudo ao comportamento social de uma classe, no nosso caso ginecologistas e obstetras. Sabemos que o médico administra seu tempo entre atualização científica e exercício profissional por isso temos que construir um evento que atenda as necessidades e expectativas do congressista que são infinitamente diversas, para tal precisamos INOVAR para INTEGRAR.

Acima de tudo precisamos trazer a novidade, mas precisamos falar do dia a dia, precisamos falar do todo e dos detalhes, precisamos trazer a evidência científica, mas precisamos também trazer as experiências dos especialistas no assunto.

 

Não poderíamos deixar de citar o CMGO em números pois teremos 36 mesas redondas, 4 vídeos conferências internacionais e 2 outras conferências nacionais, 6 updates, 2 sessões com os apresentação oral dos melhores temas livres de Ginecologia e de Obstetrícia, 69 e-posters, 150 convidados palestrantes e cerca de 800 congressistas. Queremos também aqui enfatizar algumas conquistas importantes deste CMGO 2022: em uma proposta inédita na SOGIMIG fizemos inscrições gratuitas para todos os residentes associados e em consequência batemos o recorde de residentes inscritos, representando 200 dos congressistas, sejam bem-vindos vocês representam o potencial de crescimento da SOGIMIG. Ainda valorizando o ensino tivemos um número importante de acadêmicos, são 60, através deles podemos plantar a sementinha da especialidade na graduação. Criamos cursos avançados exclusivos e tivemos alguns com vagas esgotadas, isso também representa uma tendência no universo dos congressos médicos – cursos sobre temas específicos da área para grupos pequenos.

Teremos 7 cursos avançados realizados na sede SOGIMIG, consultem a grade. Outra inovação para trazer uma experiência ainda melhor para os congressistas é palestras exclusivas de convidados internacionais por vídeo transmissão e discussão real time com os palestrantes serão 5 videoconferências internacionais.

Agradeço a cada um dos membros da diretoria, Eduardo Candido, Inessa, Ines, Laura, Eduardo Siqueira, Marcio Hipólito, Luiza, Mariana, Eduardo Cunha, Thelma, Múcio, Maria Paula e Gabriel, cada um no seu papel, vocês fazem a diferença na qualidade científica, na logística e em cada pequeno detalhe. Todos trabalhamos de forma brilhante. Temos certeza de que o evento é de cada um dos congressistas e por isso desejo a todos um excepcional congresso.