A dor de ovulação realmente existe?

Muitas mulheres relatam que apresentam uma dor na região do baixo ventre, comumente chamada de dor de ovulação. Ela pode ocorrer mais à direita ou mais à esquerda durante o período ovulatório. 

Realmente, mulheres em idade fértil e que não usam anticoncepcional hormonal podem apresentar esse sintoma. Mas será que é normal? Ou melhor, será que realmente existe a dor de ovulação? Continue a leitura e descubra!

O que é a dor de ovulação?

A dor de ovulação é uma dor causada pela eliminação, junto ao óvulo, de pequenas quantidades de sangue e prostaglandinas (substâncias inflamatórias produzidas pelo organismo) durante a ovulação. 

O sangue e as prostaglandinas podem causar uma irritação do peritônio (membrana que reveste a parte interna do abdome) e assim causar dor. 

Este quadro também é conhecido como Mittelschermerz e apresenta um caráter  autolimitado e benigno que se resolve espontaneamente. 

No caso de necessidade, quando a dor da ovulação se apresentar muito forte, pode-se utilizar analgésicos leves e anti-inflamatórios para tratá-la.

Um fato curioso é que muitas mulheres nunca experimentam esse sintoma durante toda a vida enquanto outras relatam o aparecimento do quadro mensalmente.

É importante lembrar que a dor ocorre após a ovulação e, portanto, não serve como método anticoncepcional. Ou seja, não ter relações sexuais após a dor do meio do ciclo não protege contra a gravidez.

Procure o(a) ginecologista de sua confiança para receber mais informações e o tratamento adequado. 

Agora que já sabe o que é a dor de ovulação e que ela realmente existe, siga a SOGIMIG nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog!