XV CMGO – 2º dia

O segundo dia do Congresso teve a participação do médico chileno Juan Blümel.


Entre os destaques do segundo dia do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia (CMGO), o médico chileno Juan Blümel apresentou a conferência Pesquisa da Saúde da Mulher na América Latina e participou da mesa-redonda Evidências da Terapia Hormonal na prevenção de déficits cognitivos. Ao todo, a programação dessa quinta-feira (4/5) contou com oito mesas-redondas, além de conferências, cursos avançados e simulações.

Fotos: Ronaldo Almeida

Segundo o pesquisador, fazer atividade física, ter boa alimentação e melhorar a saúde mental são ações que permitem um envelhecimento mais saudável. Além disso, a Terapia Hormonal também preenche um espaço, melhorando a qualidade de vida. Blümel ainda explicou como o estrogênio pode ser um fator que ajude nesse processo por meio da eliminação de radicais livres ligados ao envelhecimento.

Blümel atua na rede latinoamericana sobre climatério e menopausa, da qual faz parte o médico Márcio Rodrigues, diretor de Ensino e Residência Médica da SOGIMIG, o único representante do Brasil. Foi em parceria com essa equipe que Márcio desenvolveu o trabalho científico Post-COVID-19 syndrome in a sample of climacteric women living in Latin American, publicado na revista americana Menopause. O estudo também foi vencedor do Prêmio Clóvis Salgado.

Painéis

No auditório Hilton Rocha, a primeira atividade do dia foi a mesa-redonda Desafios no Cuidado Obstétrico, com os médicos Romulo Negrini, Flávia Alvarenga Netto, Eliana Amaral e Fabiene Vale.

Em seguida, os médicos Conrado Coutinho, Mário Corrêa Júnior, Renato Souza e Andressa Lopes realizaram apresentações sobre Prematuridade.

Durante a tarde, o tema foi Trabalho de Parto e Parto, com as apresentações de Hugo Ribeiro, Claudia Laranjeira, Renato Souza e Luiz Gustavo Brito.

Questões Éticas e Bioéticas em Ginecologia e Obstetrícia foram apresentadas por Ana Carolina Costa, Paulo Miranda, Carmita Abdo e Carlos Silva.

Encerrando as atividades no auditório Hilton Rocha, a médica Carmita Abdo apresentou a conferência Sexo pós-Covid, compartilhando as mudanças psicossociais no Brasil e no mundo após o período de isolamento social.

Já no auditório Oromar Moreira, a primeira atividade foi a mesa-redonda Sangramento Uterino Anormal, com os médicos Arlene Fernandes, Augusto Brandão, Marcia Ferreira e João Oscar Falcão Junior.

Sobre Prolapso Genital e Incontinência Urinária falaram os médicos Luiz Brilo, Débora Macharel, Rachel Lima e Marilene Monteiro, seguida da conferência com Juan Blümel.

Na primeira atividade da tarde, os médicos Márcio Rodrigues, Marcelo Sleiner, Flávio Nello e Juan Blümel participaram da mesa-redonda sobre Climatério.

Por último, o tema Contracepção no Século XXI foi apresentado por Ana Márcia Cota, Anna Moraes, João dos Reis e Rívia Lamaita.

Cursos e simulações

Houve dois cursos avançados: Disfunção da Dor Gênito-Pélvica/Penetração Feminina e Tratamento Conservador do Prolapso e capacitação no uso dos Pessários Vaginais.

Foram quatro cursos de simulação: dois sobre Hemorragias Obstétricas e dois sobre Vácuo Extrator e Fórceps.