Pré-menopausa: o que é, a partir de quando ela começa a acontecer?

pre-menopausa

A menopausa é um momento na vida da mulher em que muitas mudanças ocorrem, por isso, é muito conhecida. No entanto, antes de chegar a esse momento, a mulher passa pela pré-menopausa. 

Esse período pode ter duração de alguns anos, antecedendo a última menstruação, ou seja, a menopausa. Ele é marcado pela transição entre vida reprodutiva e não reprodutiva da mulher. Acompanhe o post a seguir para entender melhor a pré-menopausa, quando ela ocorre, seus sintomas e possível tratamento!

O que é pré-menopausa?

A menopausa é o período da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação devido ao encerramento na produção de hormônios femininos pelos ovários. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a mulher está na menopausa após a ausência consecutiva da menstruação por 12 meses. Esse período costuma ocorrer entre 45 e 55 anos, mas pode acontecer também de forma precoce, antes mesmo dos 40 anos.

A pré-menopausa é a fase que antecede a menopausa. Nela, a mulher sofre redução na produção de hormônios. Esse período se inicia normalmente a partir dos 40 anos, com duração de cerca de 6 a 10 anos.

Dessa forma, o organismo da mulher começa a se preparar gradualmente para deixar de ser fértil, com o encerramento da produção de hormônios na menopausa. Diferente da menopausa, a pré-menopausa pode ocorrer na vida da mulher sem apresentar sinais ou sintomas.

Quais as causas da menopausa?

A menopausa pode acontecer por diversas causas além da diminuição natural na produção de hormônios. Ela também pode ocorrer devido à remoção do útero, insuficiência ovariana primária, quimioterapia e radioterapia.

Quais são os seus sintomas?

Ainda que algumas mulheres não sofram sinais e sintomas na pré-menopausa, esse período é caracterizado pela produção deficiente de hormônios pelos ovários, em especial o estrogênio, hormônio sexual feminino com papel importante na menstruação, saúde reprodutiva e óssea. A ausência do estrogênio pode causar o aparecimento de sinais e sintomas físicos e emocionais na vida da mulher, gerando desconforto. Entre eles, estão:

  • irregularidades menstruais;
  • ressecamento vaginal;
  • aumento da sensibilidade mamária;
  • alterações do peso corporal;
  • fogachos (ondas de calor);
  • distúrbios do sono (especialmente insônia);
  • perda urinária involuntária;
  • queda de cabelo;
  • ressecamento e perda de elasticidade da pele;
  • fadiga;
  • alterações de humor como depressão e irritabilidade;
  • déficit de memória;
  • dificuldade de lidar com o estresse;
  • diminuição da libido;
  • dificuldade de concentração.

Quando ela começa acontecer?

O marco da pré-menopausa não pode ser definida de forma geral, visto que essa fase se inicia em diferentes períodos de acordo com cada organismo. Contudo, é comumente identificado o início da pré-menopausa entre os 40 anos. Dessa forma, a menopausa costuma ocorrer entre os 48 e 50 anos na vida da mulher.

Preciso fazer reposição hormonal?

A partir do momento em que a mulher completa 12 meses desde a última menstruação está realizado o diagnóstico da menopausa e o fim da pré-menopausa. Se houve dúvida o médico pode avaliar os níveis hormonais através de exames de sangue identificando se ela está realmente na menopausa.

Ao confirmar o início da menopausa, a mulher pode optar por diferentes tratamentos, a fim de amenizar os sintomas 

Quando o médico afirma que a menopausa começou, a mulher pode optar por um tratamento. No entanto, é importante lembrar que este fenômeno é natural e o tratamento deve ser feito apenas caso os sintomas causem desconforto para a paciente. Neste caso é prescrita a terapia hormonal.

Segundo especialistas da área, quando iniciado no tempo adequado, a terapia hormonal apresenta inúmeros benefícios, melhorando a massa óssea e diminuindo o risco cardiovascular. No entanto, somente esses aspectos não são suficientes para a indicação da reposição.

A terapia deve ser indicada pelo profissional após avaliação de cada caso individualmente. Normalmente, a terapia hormonal é realizada na janela de oportunidade, período de 10 anos após o início da menopausa, sem ultrapassar os 60 anos. 

No entanto, quando realizada fora dessa janela, a terapia hormonal pode ser utilizada após avaliação individual de cada paciente. 

Quando consultar um ginecologista?

É importante que a mulher saiba que, a partir dos 40 anos, é normal apresentar algumas falhas na menstruação até o início da menopausa. Por esse motivo, é fundamental manter consultas de rotina com o ginecologista. 

Assim, antes mesmo de sentir os primeiros sintomas da pré-menopausa, é importante realizar exames periódicos, assegurando que sua saúde esteja em dia e evitando complicações relacionadas ao sistema reprodutivo.

Agora que você já sabe o que é pré-menopausa e quando ela se inicia, fique atenta aos sinais do seu corpo. Ao identificar qualquer alteração, procure ajuda profissional em qualquer fase da vida.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando informações como estas em nossas redes sociais!