Como lidar com a menopausa?

Foto: banco de imagem/Canva

Tratamentos medicamentosos e mudanças comportamentais podem atenuar sintomas 

A menopausa é definida como a data da última menstruação das mulheres, após completar 12 meses consecutivos de ausência de sangramento. É encarada como uma fase difícil pelas mulheres, afinal essa transição, natural e inevitável entre o período reprodutivo para o não reprodutivo, gera muitos efeitos desconfortáveis: menstruação irregular, ondas de calor (fogachos), mudanças no sono, humor, perda da libido, entre outros. É para atenuar esses sintomas que tratamentos hormonais e mudanças comportamentais vêm sendo indicados por médicos de todo o mundo.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com o médico e membro da diretoria da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), Márcio Rodrigues, o melhor tratamento para os sintomas da menopausa é a reposição hormonal, mas também há medicamentos não-hormonais, em caso de restrição por parte da paciente.

“Há diversas maneiras extremamente eficazes para administrar medicamentos que combatem os sintomas da menopausa: por via oral, vaginal ou até mesmo por meio de adesivo. Para uma escolha assertiva, é importante a paciente procurar um médico para ele orientá-la sobre o melhor tratamento”.

Além disso, o ginecologista recomenda a redução de peso para as pacientes com sobrepeso e a interrupção de tabagismo ou abuso de álcool.

 

 

Mudança comportamental

Durante a menopausa, o corpo da mulher passa por transformações, incluindo a alteração do metabolismo. É nessa fase da vida que a atividade física regular é ainda mais importante para a melhoria da qualidade de vida.

A recomendação médica é que a atividade física seja realizada pelo menos três vezes por semana, com 60 minutos de duração cada, associando atividades aeróbicas e musculação, por causa da perda de massa óssea que ocorre com a menopausa.