II Workshop SOGIMIG

Entidade reúne profissionais para debater temas de relevância na Ginecologia e Obstetrícia.

O II Workshop da Sogimig, realizado pela gestão 2023/2025, foi marcado por discussões voltadas para os ginecologistas e obstetras de todo o estado de Minas Gerais. O evento, que contou com a participação de cerca de 50 profissionais da saúde, foi patrocinado por CSL Vifor e Pfizer e se destacou como um momento de troca de experiências e atualizações para a prática médica.

Fotos: Sidney Campelo

A presidente da Sogimig, Inessa Beraldo, abriu o workshop agradecendo a presença de todos os participantes e enfatizando a importância de momentos como esse para o fortalecimento das discussões e do aprendizado contínuo: “É fundamental estarmos juntos para trocar ideias e abordar assuntos tão importantes para nossa prática diária”, afirmou.

No primeiro painel, sobre os Aspectos Práticos da Abordagem da Anemia em Ginecologia e Obstetrícia, o diretor das vice-presidências e regionais da Sogimig, Eduardo Cândido, apresentou pesquisa sobre a deficiência de ferro em pacientes ginecológicas e obstétricas. Ele destacou que a anemia, especialmente durante a gestação, é uma das principais causas de complicações para a mãe e o feto. O médico também abordou as melhores práticas para o tratamento de sangramento uterino anormal e gerenciamento do sangue da paciente, ressaltando que a hemorragia e a anemia são as principais causas de mortalidade materna.

A presidente da Sogimig, Dra. Inessa Beraldo, conduziu uma reflexão sobre o papel da entidade, revisitando sua missão, visão e valores. Ela ressaltou que a Sogimig tem como visão se tornar uma referência em saúde da mulher em Minas Gerais até 2028, destacando a importância da comunicação clara em tempos de “infodemia” (excesso de informação e sem procedência confiável). Inessa também apresentou os principais objetivos estratégicos da entidade, o que inclui parcerias com empresas e organizações para a promoção de ações voltadas aos médicos e à população em geral. Além disso, foi destacada a participação ativa dos médicos mineiros em comitês técnicos da Febrasgo.

Em seguida, os representantes das sete regionais e dos dez comitês  da Sogimig compartilharam suas experiências durante o terceiro painel do evento, destacando as ações promovidas e os planos futuros.

Encerrando o ciclo de apresentações, o José Geraldo Leite Ribeiro trouxe à tona o tema da imunização feminina, reiterando a importância da vacinação para as mulheres e gestantes. Ele enfatizou que proteger a mulher é, de certa forma, proteger toda a família, especialmente seus filhos pequenos. Durante o painel, também foi apresentado o calendário atualizado de vacinas recomendadas e aquelas que são proibidas durante a gestação.

O evento foi concluído com a inauguração do painel dos presidentes da Sogimig, que agora está disponível na sede da Associação Médica de Minas Gerais. Esse momento simboliza o reconhecimento e a valorização de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento e fortalecimento da entidade.

DEPOIMENTOS

“O workshop foi muito importante por conta das trocas de experiências entre todos. O painel sobre os aspectos práticos da abordagem da anemia e a fala da Inessa sobre essa iniciativa que busca a troca entre médicos de diversas regiões do estado.” Alim Demiam – Juiz de Fora 

“O que me motivou a participar foi essa gestão humanizada, valorizando todos os profissionais, independente do tempo de experiência. Um outro ponto importante é a oportunidade de apresentar as nossas dificuldades e buscar soluções em conjunto.” Gisele Marquini – Uberlândia

“Para mim, esse workshop  representa uma troca de experiências e, também, a importância de participarmos ativamente das nossas associações. Isso tudo com a possibilidade de rever colegas que admiro tanto.” Maria Tereza Rebello – Montes Claros