+Vida no Vale
1º Simpósio Regional capacita profissionais da saúde no Vale do Jequitinhonha para reduzir a mortalidade materna.
A cidade de Diamantina sediou o +Vida no Vale, o 1º Simpósio Regional para Capacitação de Profissionais da Saúde, voltado para a redução da mortalidade materna. Organizado pela Sogimig, em parceria com diversas instituições e voltado para a redução da mortalidade materna, o evento reuniu cerca de 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros, dos 32 municípios da microrregião.
Com foco nas duas principais causas de mortalidade materna – Síndromes Hipertensivas e Hemorragia Pós-Parto –, o simpósio ofereceu aulas teóricas durante a manhã e atividades práticas à tarde, incluindo simulações e treinamentos de habilidades. Entre as atividades, destacou-se a capacitação para a fabricação do balão intra uterino artesanal, conhecido como balão de Alves, utilizado em emergências obstétricas para conter hemorragias e possibilitar o transporte seguro das pacientes até unidades de referência.
Juliana Dias, ginecologista e obstetra, membro do Comitê de Pré-Natal de Alto Risco e Medicina Fetal e representante regional da Sogimig, foi uma das organizadoras do evento. Ela destacou a importância de capacitar todos os níveis da rede de atenção – primária, secundária e terciária – para reduzir os desfechos negativos e melhorar os indicadores de mortalidade materna na região. “A proposta do simpósio foi proporcionar uma capacitação abrangente com os profissionais que atuam no atendimento às gestantes, com o objetivo de salvar vidas”, ressaltou.
O participante Marcone Cordeiro Macedo Maciel, ginecologista e obstetra, elogiou a organização e o conteúdo do simpósio. “Foi uma grata satisfação participar do evento, que além de teórico, incluiu oficinas práticas e permitiu uma importante troca de experiências entre profissionais da região e de outros locais”, comentou o médico.
A mesa de abertura do evento contou com a participação de Juliana Augusta Dias, da Sogimig, Helisamara Mota Guedes, professora de Enfermagem da UFVJM e representante do Conselho Federal de Enfermagem, Dra. Luciana Christofaro, promotora de Justiça de Diamantina, Heron Laiber Bonadiman, reitor da UFVJM, e Danilo Bretas de Oliveira, diretor da Faculdade de Medicina da UFVJM.
O simpósio foi realizado em parceria com a Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha, o Hospital Nossa Senhora da Saúde, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Superintendência Regional de Saúde de Diamantina e a Prefeitura Municipal de Diamantina.
A Sogimig reforça seu compromisso com a atualização científica e a valorização dos profissionais de saúde em todo o estado, promovendo iniciativas que contribuem para a melhora contínua da assistência às gestantes e suas famílias.