Lançamentos de livros e teses

Lançamentos de livros e teses

Foi lançado o livro: GESTAÇÃO DE ALTO RISCO –  do pré-natal ao puerpério (Editora CRV Ano:2021) pela associada SOGIMIG e professora da UFJF e Faculdade de Medicina de Barbacena Juliana Barroso Zimmermman. A obra foi confeccionada nas reuniões do Serviço de Obstetrícia com a participação dos professores, residentes, alunos e especialistas em diferentes áreas para garantir uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar na forma de conduzir a gestação de risco. Esse volume contempla as gestações de risco, do pré-natal ao puerpério e todos os capítulos e figuras foram revisados por membros do grupo de pesquisa High Risk Prenatal Care, o que permitiu que textos, gráficos e figuras fossem mais didáticos e objetivos na abordagem dessas pacientes. A autora espera que esse livro possa ajudar a conduzir as gestações de risco, melhorando a saúde materna e fetal.

O ginecologista e obstetra Hélio Haddad Filho, associado SOGIMIG e professor da UFLA lançou o livro: CASOS CLÍNICOS COMENTADOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (Editora ATHENEU Ano: 2021)

O autor comenta: a idéia da edição do livro surgiu entre um grupo de professores de universidades de Norte a Sul do Brasil e estudantes de medicina, com o objetivo de criar um livro exclusivamente composto por casos clínicos em Ginecologia e Obstetrícia. O livro é prático e moderno, com questões de múltipla escolha no final para que o leitor possa verificar seu aprendizado. Voltado a médicos e, especialmente, graduandos em medicina, com o objetivo de consolidar o estudo da Ginecologia e Obstetrícia.

O associado e professor da Ciências Médicas de Minas Gerais Walter Antônio Prata Pace é o autor do livro GINECOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA-HISTEROSCOPIA editado pela Medbook-2021. O autor, um pioneiro da histeroscopia em Minas Gerais, aborda o tema tanto com a sua longa experiência pessoal bem como com a sua vivência como coordenador da Pós-Graduação em Ginecologia Minimamente Invasiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. O livro disserta e se aprofunda no tema em 35 capítulos e mais de 300 fotos coloridas e conta com a colaboração de vários convidados nacionais e dos demais professores da pós-graduação. 

 A diretora sócio-cultural da SOGIMIG e professora Faculdade de Ciências Médicas MG Luiza Liboeiro Motta Ferrari defendeu tese para obtenção de título de Mestre em Medicina e Biomedicina pela faculdade Santa Casa. O título do trabalho é: “Perfil clínico e avaliação temporal dos casos de câncer de colo uterino e câncer do corpo do útero em pacientes atendidas na Santa Casa de Belo Horizonte”. A orientadora foi a Dra. Renata Toscano Simões e a co-orientadora a Dra Thaís Almeida Marques da Silva.

A associada Rogéria Andrade Werneck defendeu tese para obtenção do título de Doutorado em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da UFMG. O título do trabalho é: “Qualidade da informação disponível on-line sobre sangramento uterino anormal.” Os orientadores foram os Profs. Agnaldo Lopes da Silva Filho e Edgar Nunes de Moraes; e o co-orientador o Prof. Wladimir Cardoso Brandão.

A associada Mariana Furtado Meinberg defendeu tese para obtenção do título de Doutorado em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da UFMG. O título do trabalho é: “Qualidade da informação disponível on-line sobre Ginecologia e Obstetrícia – Qualidade da informação on-line disponível sobre telas vaginais.” O orientador foi o Prof. Agnaldo Lopes da Silva Filho e o co-orientador o Prof. Wladimir Cardoso Brandão.

Este espaço é aberto a todos os associados da SOGIMIG.

Quem tiver interesse em divulgar publicação de livros e/ou capítulos de livros, defesas de teses ou publicações em revistas científicas favor enviar o material para sogimig@sogimig.org.br