Conhecendo o Dr. Renato Franco Ciodaro

Conhecendo o Dr. Renato Franco Ciodaro

E o nosso entrevistado de hoje é RENATO FRANCO CIODARO, que foi Presidente da Sogimig no biênio 1984-1985.

Renato Franco Ciodaro se formou pela Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais no ano de 1967. 

Fez a sua residência na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia-GO, entre os anos de 1968 e 1970. Em Goiás também  se especializou em  Ultrassonografia e fez Pós-Graduação  em Colposcopia e Colpocitologia pela UFMG .

Seu espelhamento foi com o Professor Mário Dias Corrêa, de quem foi aluno e desde 1970 é Assistente Efetivo da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  e da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, do Hospital Felício Rocho e do Hospital São José (atualmente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais).

Sua lista atual de atividades é bem significativa:

–  na Faculdade de Ciências Médicas, é Professor Assistente desde 1970

– Clínica de Ultrassonografia CEOG

– Serviço de Ultrassonografia da Santa Casa de Misericórdia de BH

– Serviço de Ultrassonografia do Instituo Hermes Pardini.

– Consultório Particular na Rua Aimorés 2480 / sala 309. 

Para uma vida profissional tão movimentada e de tanto sucesso, uma grande família está presente. Vera Lúcia, sua companheira inseparável, que o apoiou em todas as suas realizações.Conta também com seu filho Tenisson, seu filho do coração Sobrinho João Oscar de Almeida Falcão Jr., 6 netos e 7 bisnetos, incluindo Renato Pereira Ciodaro de apenas 3 anos de idade.

Como atividades extras à Medicina, podemos citar que foi aluno do Conservatório Mineiro de Música e da Academia Acordeon Mário Mascarenhas.

Perguntamos a ele qual foi a experiência adquirida ao presidir a SOGIMIG no biênio 1984-1985  e ele nos respondeu que foi o excepcional relacionamento com os diversos colegas  da cidade, do Estado, do País e do exterior.

Também perguntamos a ele quais foram os eventos marcantes que teve em sua carreira, o que nos respondeu que foram: o Curso de Microcirurgia Ginecológica com o Professor Victor Gomel , do Canadá e a presença do Professor Jean Cohen da França. Como Secretário da Sogimig, destacou um evento com o Professor Roberto Caldeyro Barcia, de Montevidéu, entre outros tantos eventos.

Finalizando, Dr. Renato Franco Ciodaro agradeceu especialmente ao Professor Manuel Maurício Gonçalves, com quem teve a oportunidadede participar de inúmeros eventos da Sogimig e da Febrasgo, que tanto enriqueceram a sua carreira profissional.

Para encerrar, Dr Renato nos deixa uma frase de efeito: Fazer na vida o que gosta, nunca dá vontade de parar.