Conhecendo a Dra. Maria Paula Moraes Vasconcelos

Conhecendo a Dra. Maria Paula Moraes Vasconcelos

Hoje conheceremos mais de perto a Associada  MARIA PAULA MORAES VASCONCELOS.

Dra. Maria Paula se formou no ano de 1992, na UFMG. Suas especializações e pós graduação foram: 

Residência Médica no Hospital Odilon Behrens 94 a 96

Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia 1997

Doutorado em Saúde da Mulher 2004

Pós graduação em Auditoria em Saúde 2004

Pós graduação/MBA em Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde 2020

O motivo citado por ela de ter escolhido se especializar em ginecologia –obstetrícia foi que “em uma aula com o Professor Antônio Carlos Vieira Cabral, no Internato de Ginecologia e Obstetrícia, ele falava sobre o olhar do obstetra como médico responsável pelo feto. Neste dia, simplesmente me apaixonei pela Obstetrícia e decidi que este seria o meu caminho”.

Reside atualmente na cidade de Passos – MG e trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Passos e é professora na Unifenas.

Na Santa Casa de Misericórdia de Passos exerce a Coordenação do Programa Materno Infantil (PROMAI),  coordena a  Maternidade e faz atendimento em Pré-Natal de alto risco. Na Unifenas é professora no internato em GO. Hoje divide seu trabalho na gestão da Unidade Materno-Infantil da SCMP e na assistência à gestação de alto-risco do PROMAI, que é um programa social da SCMP criado em 1998 visando melhoria da assistência obstétrica, diminuição da mortalidade materna e perinatal, além do cuidado com a mulher e com a criança. Diferencial importante é a preocupação com a humanização da assistência, equilíbrio entre a tecnologia e o humanismo, enfoque na prevenção, tudo isto através de um trabalho multidisciplinar integrado e articulado com a rede de atendimento do SUS. 

No âmbito familiar, Ana Paula nos diz que tem 2 filhos, Victor que mora em BH e trabalha como Engenheiro de Minas e Sophia que também mora em BH e está cursando direito.

Em sua família original, Ana Paula tem 6 irmãos sendo que 3 deles  moram em Passos. Mantém encontros semanais com muita conversa gostosa e em feriados e datas especiais encontram toda a família.

Nas atividades extra medicina, gosta de plantas e de cozinha. Faz caminhadas diárias com uma boa conversa com amigas.

Hoje em dia vê a ginecologia-obstetrícia com preocupação. Na formação gineco-obstétrica observa uma superficialização do conhecimento e o marketing se tornando mais importante do que a formação em si. 

Como trabalha quase que exclusivamente com a obstetrícia, enxerga a necessidade da aproximação com os profissionais de outras áreas e a estruturação de uma rede bem construída do cuidado obstétrico, desde o atendimento primário até o terciário. Vê a necessidade do envolvimento do médico de saúde da família melhor capacitado para o atendimento obstétrico no SUS; na assistência ao parto, na saúde suplementar. O foco precisa ser na paciente e nas melhores práticas assistenciais. 

Sobre o papel da SOGIMIG para o ginecologista-obstetra, declara que deve ser uma referencia nas políticas que dizem respeito às mulheres

Deve também levar conhecimento de qualidade aos médicos GO e às mulheres, facilitando a comunicação entre os médicos e suas pacientes além de escutar,  envolver e aproximar-se dos médicos do interior de Minas.

Entende que a Sogimig deve envolver-se ativamente na formação dos novos profissionais através das residências médicas em GO no Estado.

Finalizando, Dra Ana Paula nos deixa a seguinte mensagem: “Espero que através da aproximação da SOGIMIG com os médicos GO, médicos residentes, parcerias na sociedade e assessoria nas políticas públicas, nossa especialidade ofereça cada dia melhor assistência às mulheres e em melhores condições para os profissionais”.