Notícias
25 de setembro de 2025
SOGIMIG reforça importância da mamografia a partir dos 40 anos

Entidade destaca impacto da medida do Governo Federal para ampliar o diagnóstico precoce e salvar vidas.

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG) avalia como positiva a decisão do Ministério da Saúde de ampliar o acesso à mamografia a partir dos 40 anos pelo SUS. A nova regra entrou em vigor em 23 de setembro de 2025 e alinha o Brasil às recomendações das principais sociedades médicas nacionais e internacionais, que já apontavam a importância de iniciar o rastreamento mais cedo.

De acordo com a médica Gisele Marquini, membro da diretoria da SOGIMIG, a atualização é um marco importante para a saúde da mulher:
“O rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos é indicado por sociedades médicas no Brasil e no mundo, mas até então havia um desalinhamento com as diretrizes. Agora, o SUS se torna aliado nessa prevenção. É uma vitória das pacientes, que terão acesso a um exame seguro e fundamental para detectar lesões antes que se tornem palpáveis, aumentando as chances de cura e permitindo tratamentos menos invasivos.”

Ainda segundo a médica, estudos mostram que 23% dos casos de câncer de mama ocorrem entre 40 e 49 anos e que iniciar a mamografia nessa faixa etária pode reduzir em até 25% a mortalidade em 10 anos. “O ginecologista exerce papel central nesse processo, orientando as pacientes, esclarecendo dúvidas e incentivando a realização do exame. Apesar de ser desconfortável, a mamografia salva vidas e deve ser valorizada como um recurso essencial de prevenção”, complementa.

Compartilhar:
Você pode também interessar por essas matérias:
Notícias
1 de julho de 2025
Comunicado aos associados: Eleições SOGIMIG 2025
Ler Mais
Notícias
26 de junho de 2023
Organização dos Comitês de Especialidades
Ler Mais
Conteúdo para Pacientes
19 de julho de 2023
Como lidar com a dor durante o trabalho de parto, incluindo opções de analgesia e técnicas de respiração
Ler Mais