Posse da nova diretoria

Na cerimônia teve balanço, homenagens e planos para o futuro. 

A diretoria da SOGIMIG para o mandato 2023-2025 tomou posse nessa sexta-feira (5/5) durante o XV Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. A cerimônia teve a participação do 1º vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Victor Hugo de Melo, e do presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra, além de associados, médicos, parceiros, familiares e amigos.

A nova presidente é a médica Inessa Beraldo, que terá o apoio de 13 diretores e dez conselheiros em sua gestão. Ela é mestre em Perinatologia pela UFMG e doutoranda em Bioética pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Academia Brasileira de Bioética Clínica, além de atuar como professora de Saúde da Mulher e Bioética na Unifenas-BH e como obstetra no Hospital Júlia Kubitschek.

Dra. Inessa começou a participar da SOGIMIG nos comitês científicos. Em 2014, entrou para a diretoria executiva e, desde então, não se desligou mais da sociedade. “Há 78 anos, a razão de existir da SOGIMIG é congregar ginecologistas e obstetras e participar da educação, promoção e prevenção da saúde das mulheres. Para fortalecer esses objetivos, vamos nos pautar em três pilares: educação, defesa e valorização e comprometimento social”, destacou.

A educação é a chave para manter ginecologistas e obstetras atualizados sobre os avanços da Medicina e da prática clínica. Por isso, serão ampliados os projetos educacionais, cursos, workshops, updates, encontros e livros para melhorar as habilidades e conhecimentos dos associados.

Fotos: Ronaldo Almeida

“Vamos promover debates sobre normas éticas, bioéticas e legais que impactam em nossa prática clínica diária. Além disso, precisamos fortalecer parcerias com outras especialidades médicas, oportunizando, assim, aprendizado interdisciplinar, e envolver ainda mais o interior em todas as ações científicas. Queremos que todos se sintam parte da SOGIMIG”, complementou.

A defesa e valorização dos ginecologistas e obstetras estão no DNA da SOGIMIG, sempre alinhada aos interesses e demandas dos associados. “Vivemos desafios ainda maiores, com questionamentos sobre a nossa atuação. No entanto, estamos atentos e atuantes, e a SOGIMIG não se privará dos conflitos”, enfatizou.

No que se refere ao comprometimento social, a SOGIMIG preocupa-se em levar informações confiáveis e de qualidade a todas elas e considerar todas as suas necessidades de saúde. “Queremos que elas se lembrem da SOGIMIG quando o assunto for a sua saúde, em todos os momentos de suas vidas”.

Dra. Inessa também agradeceu a colegas, parceiros, familiares e amigos em sua caminhada profissional.

Conquistas

A presidente da gestão anterior, Cláudia Lourdes Soares Laranjeira, fez o balanço do seu mandato, agradeceu a todos pela parceria e desejou sucesso à nova diretoria. Ela relembrou que assumiu presidência quando a pandemia de covid-19 ainda não tinha acabado e que, nessa sexta-feira, a posse da nova diretoria ocorreu no dia em que a OMS decretou o fim da emergência sanitária da doença. 

“Esses dois anos foram difíceis para a medicina e representaram um desafio para a nossa gestão. Ainda assim, planejamos o crescimento da sociedade e o retorno das atividades presenciais. O primeiro evento presencial no Centro de Convenções da Associação Médica foi o nosso Congresso, em 2022”, completou.

Na gestão 2021-2023, foi retomada a parceria com o CRM-MG na promoção da educação continuada e aumentou o número de cursos do portfólio para seis. No total, foram realizados 45 cursos para 1.050 médicos no interior e na capital do estado, além de dois treinamentos fora de Minas Gerais. Cerca de 1.800 médicos também foram beneficiados com outros eventos científicos da SOGIMIG.

“Tivemos o maior crescimento, em percentual, do número de associados à Sogimig. Terminamos 2022 com mais de 1.700 associados. É o reconhecimento do trabalho da sociedade. Também houve crescimento no número de residentes associados. Isso significa muito, precisamos que os jovens estejam com a gente. Eles oxigenam, trazem novas ideias e demandas. Desejamos que a nova gestão seja ainda melhor do que a nossa”, reforçou.

Diretoria 2021-2023 e diretoria 2023-2025

Homenagens

As colaboradoras da SOGIMIG, Mariana Thomé Dias e Vanessa Machado, receberam homenagem da diretoria que se despediu. “Elas cuidam dos nossos associados e dos diretores, auxiliando a todos. O trabalho delas é fundamental para a SOGIMIG”, destacou Dra. Cláudia.

Na cerimônia, Dra. Cláudia também foi homenageada pela atual diretoria, representada pela médica Ines Katerina Damasceno Cavallo Cruzeiro, pela forma como conduziu os dois anos de gestão.

Parcerias

“Agradeço a SOGIMIG por toda a parceria. Uma entidade com esse porte e com essa representação dentro do estado sempre estará com a Associação Médica de Minas, defendendo o que há de melhor no associativismo. É extremamente importante trabalharmos juntos para alcançarmos nossos objetivos. Parabenizo a SOGIMIG pela sua atuação na formação profissional, pelo CMGO e pela defesa profissional dos ginecologistas e obstetras. Continuem contando conosco.” – Fábio Augusto de Castro Guerra, presidente da Associação Médica de Minas Gerais

“Tenho acompanhado a trajetória da SOGIMIG nos últimos 25 anos e posso dizer que todas as gestões se mostraram competentes, responsáveis e promotoras da parte técnica e científica. Destaco a parceria que temos com a organização desde 2010 com os cursos de formação continuada. Parabéns a todos que ajudaram a construir a SOGIIMIG. Temos desafios, como a questão dos projetos de lei envolvendo o que é chamado de violência obstétrica, mas, juntos, vamos mudar essa narrativa.” – Victor Hugo de Melo, 1º vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais

DIRETORIA EXECUTIVA 2023-2025

Presidente

Inessa Beraldo de Andrade Bonomi

Vice-Presidente

Angélica Lemos Debs Diniz

Diretora Administrativa

Liv Braga de Paula

Diretora Comercial e Financeira

Mariana Seabra Leite Praça

Diretora Científica

Ines Katerina Damasceno Cavallo Cruzeiro

Diretor Adjunto

Márcio Alexandre Hipólito Rodrigues

Diretora de Relações Sociais

Larissa Volpini Barreto Borém

Diretor de Ensino e Residência Médica

Guilherme de Castro Rezende

Diretor de Marketing e Comunicação

Eduardo Cunha da Fonseca

Diretora de Tecnologias da Informação e Mídias Sociais

Laura Maria Almeida Maia

Diretor de Relações Institucionais

Gabriel Costa Osanan

Diretora Sociocultural

Luíza Liboreiro Motta Ferrari

Diretor de Valorização e Defesa Profissional

Eduardo Siqueira Fernandes

Diretor das Vice-Presidências e Regionais

Eduardo Batista Cândido