Afinal, você sabe o que é a Colposcopia?

Colposcopia é um tipo de exame utilizado para diagnóstico das lesões pré-malignas e malignas do colo do útero.

1. O colposcópio consiste em quê?

O colposcópio é um aparelho com lentes de aumento que permite ao médico examinar o colo do útero em imagens 5 a 40 vezes maiores do que a visão humana consegue enxergar.

2. Quem deve fazer a Colposcopia?

  • Mulheres com a presença de alterações importantes no exame preventivo
  • Presença de alterações leves, mas persistente no exame preventivo
  • Teste de SCHILLER positivo (a chamada “mancha” no colo do útero)
  • Portadoras de verrugas genitais
  • Parceiras de homens com infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano)

 

3.Como é feito o exame?

Após a colocação do espéculo vaginal, são utilizados alguns reagentes como ácido acético, solução de SCHILLER e bissufito de sódio para ajudar na visualização das lesões existentes. No caso da presença de lesões, elas precisam ser biopsiadas com uma pinça própria.

 

5. O exame é doloroso?

O incômodo é semelhante ao exame ginecológico convencional. Se houver necessidade de biópsia, pode ocorrer uma cólica uterina de intensidade suportável.

 

6. Importância da Colposcopia na prevenção do câncer de colo uterino

A coleta da citologia do colo do útero (preventivo ou Papanicolau) associada à Colposcopia com biópsia nos casos indicados permitem o diagnóstico precoce e tratamento adequado das lesões pré-malignas do colo uterino. Dessa forma, é possível evitar os casos de câncer do colo uterino e a mortalidade devido à condição.

Procure o (a) seu (sua) ginecologista e mantenha o seu exame preventivo em dia! Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre Vaginose Bacteriana.