Afinal, você sabe o que é a Colposcopia?
Colposcopia é um tipo de exame utilizado para diagnóstico das lesões pré-malignas e malignas do colo do útero.
1. O colposcópio consiste em quê?
O colposcópio é um aparelho com lentes de aumento que permite ao médico examinar o colo do útero em imagens 5 a 40 vezes maiores do que a visão humana consegue enxergar.
2. Quem deve fazer a Colposcopia?
- Mulheres com a presença de alterações importantes no exame preventivo
- Presença de alterações leves, mas persistente no exame preventivo
- Teste de SCHILLER positivo (a chamada “mancha” no colo do útero)
- Portadoras de verrugas genitais
- Parceiras de homens com infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano)
3.Como é feito o exame?
Após a colocação do espéculo vaginal, são utilizados alguns reagentes como ácido acético, solução de SCHILLER e bissufito de sódio para ajudar na visualização das lesões existentes. No caso da presença de lesões, elas precisam ser biopsiadas com uma pinça própria.
5. O exame é doloroso?
O incômodo é semelhante ao exame ginecológico convencional. Se houver necessidade de biópsia, pode ocorrer uma cólica uterina de intensidade suportável.
6. Importância da Colposcopia na prevenção do câncer de colo uterino
A coleta da citologia do colo do útero (preventivo ou Papanicolau) associada à Colposcopia com biópsia nos casos indicados permitem o diagnóstico precoce e tratamento adequado das lesões pré-malignas do colo uterino. Dessa forma, é possível evitar os casos de câncer do colo uterino e a mortalidade devido à condição.
Procure o (a) seu (sua) ginecologista e mantenha o seu exame preventivo em dia! Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre Vaginose Bacteriana.