Miomas uterinos: a importância do acompanhamento ginecológico

miomas-uterinos

Os miomas uterinos são nódulos benignos do músculo uterino de tamanhos variáveis, extremamente comuns e que podem ocorrer na parede do útero (intra-mural), para fora do mesmo (sub-seroso) ou no seu interior (sub-mucoso). Representam importante causa de preocupação no imaginário feminino, embora, geralmente, de maneira superestimada.

Possíveis sintomas dos miomas uterinos

Na maioria dos casos são assintomáticos, mas podem causar:

  • Sangramento menstrual aumentado;
  • hemorragias fora do período menstrual;
  • anemia;
  • cólicas;
  • dor pélvica e infertilidade. 

Raramente podem crescer excessivamente formando grandes tumores que ocupam todo o abdome.

Acompanhamento ginecológico dos miomas uterinos

O acompanhamento ginecológico é realizado através do exame clínico e ultrassom e, em caso de necessidade, existem várias modalidades de tratamento que podem ser utilizadas. 

O tratamento de hemorragias com hormônios e a embolização das artérias uterinas (EAU) são opções não cirúrgicas. A retirada dos miomas pode ser realizada por vídeo-histeroscopia, vídeo-laparoscopia ou excisão dos mesmos por incisão abdominal (miomectomia), dependendo do tamanho e localização das lesões. 

Eventualmente pode ser necessário o tratamento pré-cirúrgico com drogas bloqueadoras dos hormônios femininos para diminuir o tamanho das lesões. Pacientes com miomas sintomáticos e que não desejem ter mais filhos podem ser beneficiadas pela retirada de todo o útero (histerectomia).

A avaliação criteriosa da paciente portadora dos miomas uterinos pelo seu médico ginecologista assistente é a chave para a escolha do tratamento indicado para cada caso.

Gostou das informações de hoje? Então, siga a SOGIMIG Por Elas em nossas redes sociais para ficar sempre por dentro de assuntos como este! Leia também o nosso conteúdo sobre Terapia Hormonal Na Menopausa!

*Artigo de autoria de Eduardo C. da Fonseca.